No mercado do boi, preço do boi magro cai mais de 10% em um ano
O valor médio do boi magro negociado no estado de São Paulo está em R$ 3.552,12/cabeça na parcial deste mês de abril (até o dia 18), com quedas de 2% no acumulado deste ano e de expressivos 11,14% frente à de abril de 2022.
Segundo pesquisadores do Cepea, os valores foram pressionados sobretudo pela maior disponibilidade de animais e também por incertezas relacionadas ao mercado, que limitaram a demanda de pecuaristas por novos lotes.
Para os próximos meses, parte dos agentes acredita que os preços do boi magro podem seguir enfraquecidos, fundamentados na possível maior oferta, por conta dos investimentos realizados pelo setor pecuário nacional entre 2020 e 2022. Esse cenário evidencia que o uso de terminação intensiva é atualmente uma alternativa atraente para pecuaristas, já que o boi magro representa, em média, cerca de 60 a 70% do custo de produção de confinamentos, de acordo com cálculos do Cepea.
Por outro lado, além do preço do boi magro, pecuaristas terminadores também precisam ficar atentos aos valores de outros importantes insumos, como os grãos, e aos valores futuros de venda do boi gordo.
Segundo análise da semana anterior, “Arroba volta a ser negociada acima do valor da carne. Os preços do boi gordo estão mais firmes no mercado paulista. Segundo pesquisadores do Cepea, além da retomada dos envios de carne bovina à China, a possibilidade de manter o gado no pasto, devido às condições mais favoráveis das pastagens, também reforça a sustentação aos valores internos da arroba”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz