Mês de janeiro foi marcado por alta de preços no café e reaquecimento do mercado doméstico
O primeiro mês de 2023 foi caracterizado pelo retorno mais firme das negociações de café arábica e robusta no mercado doméstico, devido à maior necessidade por parte da indústria, o que é típico deste período. Ao longo de janeiro, apesar da oscilação dos preços, o movimento de alta prevaleceu, conforme indicam os dados do Cepea.
De acordo com a análise da semana anterior, “As cotações e a liquidez do arábica voltaram a avançar no mercado nacional, mesmo após a divulgação do relatório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no último dia 19/01, apontando elevação de 7,9% na produção total de café (arábica + robusta) em 2023/24, para 54,94 milhões de sacas de 60 kg”.
Café arábica
O Indicador Cepea do arábica tipo 6, posto na capital paulista, operou acima dos R$ 1.000,00/saca de 60 kg em boa parte da segunda quinzena.
Café robusta
As cotações dessa variedade também retomaram a sequência de altas em janeiro, se aproximando novamente dos R$ 700/saca de 60 kg para o tipo 6. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da maior presença de compradores, enquanto vendedores se mantiveram retraídos em boa parte do mês, aguardando aumentos mais intensos nos preços.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz