No mercado do café, os negócios seguem em lentidão
O ritmo de negócios envolvendo o café arábica está bastante lento no spot nacional. O preço da variedade vem operando pouco acima dos R$ 1.000,00/saca de 60 kg, mas esse valor não anima parte dos produtores, que prefere segurar seus lotes em detrimento de disponibilizá-los.
No campo, a colheita avança aos poucos. De acordo com agentes consultados pelo Cepea, os cafés colhidos na região de Garça (SP) que têm chegado para prova apresentam boa qualidade.
Já em Mogiana, relatos apontam para grãos ainda bem verdes, mas alguns produtores optaram por dar sequência aos trabalhos, já que as chuvas ocasionaram significativa derrubada de cafés no chão.
Segundo análise da semana anterior, “Na praça de Mogiana, as primeiras áreas colhidas vêm gerando certa preocupação entre cafeicultores, que vêm encontrando um bom volume de grãos no chão – esse cenário está atrelado ao elevado volume de chuvas na 2ª quinzena de abril. Em Garça (SP), mesmo diante da maturação desigual do grão, produtores vêm realizando a colheita, motivados por uma parcela de grãos da ponteira que já estava pronta para ser retirada e, em alguns casos, até secando”.
Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz