Chegamos ao fim da Quaresma e, agora, iniciamos a Semana Santa. Este é um importante período de comercialização de pescado no Brasil e uma das principais datas comemorativas para nós, cristãos.
Assista a análise do Mercado do Peixe. Aperte o play!
Vamos falar sobre o mercado de tilápia, que teve mais uma semana de aumento de preços pagos ao produtor na região dos Grandes Lagos. Esse aumento também foi observado na região Oeste e Norte do Paraná. Essas três principais regiões produtoras do Brasil tiveram um aumento significativo no preço. Outra região extremamente importante para a produção de tilápia no Brasil, a região de Morada Nova de Minas, também teve um aumento de preço pago ao produtor. Isso indica que o mercado está aquecido para este período da Semana Santa.
Indicador de preços para Semana Santa
Veja abaixo o indicador de preços do CEPEA para esta Semana Santa.
Com relação aos peixes nativos, as principais vendas já aconteceram, principalmente direcionadas ao consumidor. As vendas aos frigoríficos e aos grandes compradores já ocorreram na semana passada. A produção, em geral, está longe do consumo. Rondônia produz e vende para Manaus, então o peixe da Semana Santa de Manaus já está a caminho. Mato Grosso também não é diferente para a comercialização para Brasília, Goiás e Pará. O peixe já está contratado. No entanto, teremos importantes feiras de comercialização durante esta semana, que é uma característica do peixe nativo. Na quarta, quinta e sexta-feira, muitos peixes serão vendidos em feiras, principalmente na região Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
Acreditamos que teremos uma boa Semana Santa para todos os produtores de peixes de cultivo no Brasil. Depois deste período, avaliaremos como foi nossa semana. Desejamos à todos uma boa Semana Santa e que o Espírito de Deus esteja conosco!
Por Francisco Medeiros – Presidente da Peixe BR direto para o Agronews®