No mercado do trigo, valor teve leve variação confira:
Após os expressivos recuos nos primeiros dias de maio, as variações nos preços do trigo foram mais leves na última semana. Levantamento do Cepea mostra que, na semana passada, o valor do trigo pago ao produtor caiu 0,43% em Santa Catarina e 0,34% no Rio Grande do Sul, com alta de 0,41% no Paraná.
No mercado de lotes (negociações entre empresas), as cotações recuaram 0,78% em Santa Catarina e 0,7% em São Paulo, com elevações de 1,15% no Rio Grande do Sul e de 0,46% no Paraná.
Quanto à nova safra, dados divulgados neste mês pela Conab indicam que a área do cereal no Brasil deve aumentar 7% em 2023, para 3,3 milhões de hectares, puxada especialmente pelo crescimento de 12,5% previsto para o Paraná. No entanto, a produção nacional pode ficar inferior ao recorde registrado em 2022, devido à possibilidade de menor produtividade na nova safra.
De acordo com análise da semana anterior, “Os valores do arroz em casca voltaram a cair no mercado sul-rio-grandense, após registrarem altas por nove semanas consecutivas. Este pode ser um indicativo de dificuldades de novos repasses das recentes valorizações do casca aos demais elos da cadeia produtiva. No geral, enquanto produtores disponibilizam novos lotes para negociação, muitos compradores estão afastados do mercado, contexto que pressiona as cotações”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz