O plantio de milho nos Estados Unidos voltou a registrar atraso, embora leve, ante a média histórica, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 22, pelo Departamento de Agricultura do país (USDA)
Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA informou que agricultores norte-americanos tinham semeado 84% da área total prevista até o último domingo, 21.
Na semana anterior, o plantio estava em 71% da área. Apesar do avanço semanal de 13 pontos porcentuais, o plantio voltou a ficar abaixo da média dos últimos cinco anos (85%). O porcentual já plantado é igual ao observado em igual período do ano passado. Segundo o USDA, 54% da safra de milho tinha emergido, abaixo dos 58% de igual período de 2016 e dos 55% da média de cinco anos.
O plantio de soja avançou 21 pontos porcentuais em uma semana, para 53% da área prevista, em linha com igual período do ano passado, mas adiantado ante a média de cinco anos (52%), disse o USDA. O governo norte-americano informou ainda que 19% da safra emergiu, ante os 20% verificados há um ano e 21% da média de cinco anos.
O governo dos EUA relatou também que 52% da área de trigo de inverno tinha condição boa ou excelente até o último domingo, um ponto porcentual a mais na comparação semanal. Segundo o USDA, 72% da safra tinha perfilhado, ante 74% um ano atrás e 67% na média de cinco anos.
Quanto ao trigo de primavera, o plantio atingiu 90% da área prevista, ante 94% em igual período de 2016 e 84% na média de cinco anos. O USDA disse que 62% da safra de primavera tinha emergido. Um ano atrás, 75% do trigo havia emergido. A média de cinco anos para o atual período é de 59%.
Ainda conforme o USDA, o plantio de algodão estava em 52%, com atraso ante o patamar verificado um ano atrás (45%) e a média dos últimos cinco anos (50%).
Fonte: Dinheiro Rural