CuriosidadesDestaque

Misteriosa esfera gelatinosa aparece no mar da Noruega

Que esfera gelatinosa é essa? Amigos, vocês não vão acreditar no que esses mergulhadores encontraram enquanto procuravam por um navio da Segunda Guerra Mundial no mar da Noruega! Eles viram uma enorme esfera gelatinosa flutuando na água e, quando se aproximaram, imaginem…

Essa esfera gigante parecia completamente alienígena, com algum tipo de material tecido no interior. Os pesquisadores gravaram esse estranho encontro em vídeo (que você pode assistir no final desta matéria). Eu não sei vocês, mas eu ficaria muito empolgado se visse algo assim!

Misteriosa esfera gelatinosa aparece no mar da Noruega

Misteriosa esfera gelatinosa

No registro de dois minutos e meio do encontro, os mergulhadores Ronald Raasch e Nils Baadnes podem ser vistos curiosamente circulando a enorme esfera, que aparecia translúcida na água nublada.

Como se descobriu, o objeto de aparência gelatinosa na verdade era um saco de ovos de lula gigante.

Ao examinar mais de perto a esfera gelatinosa, eles apontaram suas lanternas para a superfície do exterior do objeto, iluminando as silhuetas das enxames de criaturinhas parecidas com larvas se retorcendo no interior. O saco de ovos provavelmente continha milhares de lulas bebê.

Misteriosa esfera gelatinosa aparece no mar da Noruega

A conta oficial do navio oceanográfico REV dos pesquisadores twittou o vídeo completo do encontro, incluindo as conclusões dos mergulhadores sobre a estranha esfera: “#Mysterysolved! O capitão Baadnes e Ronald Raasch descobriram essa esfera de gel gigante enquanto mergulhavam em Orstafjord, que na verdade é um massa de ovos de lula de dez braços“.

Essas massas de ovos raramente são avistadas porque os sacos se enchem de água e afundam até o fundo do mar, onde é difícil para os mergulhadores chegar. Mas este último avistamento nas águas profundas perto da costa da Noruega não é a primeira vez que pesquisadores marinhos se deparam inesperadamente com essas gigantes creches de gelatina.

Histórico

A esfera recém-descoberta é similar a sacos de ovos anteriormente documentados em sua aparência, tamanho e localização, “e eu assumo que isso também foi feito por Illex coindetii“, disse Ringvold. Enquanto o blob no vídeo parece ter o mesmo tamanho que o mergulhador nadando ao redor dele, essas esferas geralmente medem cerca de 3 pés (1 m) de diâmetro em média, disse Ringvold em um comunicado.

A massa escura provavelmente é tinta da lula feminina, que a injetou enquanto fazia a esfera“, disse ele. “No final do vídeo, é possível ver os ovos de lula de verdade. Eles são muito pequenos, redondos e transparentes.”

Misteriosa esfera gelatinosa aparece no mar da Noruega

Um ovo de lula de barbatana curta mede cerca de 0,07 polegadas (0,2 centímetros) de diâmetro quando o embrião está pronto para chocar, e as fêmeas produzem entre 50 mil e 200 mil ovos, de acordo com o SeaLifeBase, um banco de dados internacionalmente gerenciado de vida marinha.

Dezenas de blobs semelhantes foram avistados em águas próximas à Noruega, Espanha, França e Itália, com relatórios datando de 30 anos atrás, disse Halldis Ringvold, uma pesquisadora da Sea Snack Norway e líder do projeto “Esferas Enormes“, uma investigação dos sacos esféricos.

Amigos, já foram avistadas dezenas de blobs parecidos nessas águas ao longo dos anos! De acordo com a pesquisadora Halldis Ringvold, há relatos desses avistamentos desde há 30 anos atrás, e ela é a líder do projeto “Esferas Enormes“, que investiga esses sacos esféricos.

Outros casos semelhantes

Em 2015, a especialista em lulas Danna Staaf capturou o seu encontro com uma massa de ovos de lula vermelha voadora de 13 pés de largura enquanto mergulhava no Golfo da Califórnia. Na pesquisa posteriormente publicada, Staaf observou que o gigantesco saco de ovos provavelmente funcionava como um escudo protetor para os embriões de lula dentro dele, mantendo-os seguros de predadores e parasitas.

Sabemos que a mamãe lula tem essas glândulas especiais em seu corpo que produzem gelatina e ela mistura essa gelatina com seus ovos de alguma forma“, explicou Staaf em um vídeo publicado pela National Geographic.

E é concentrado. Então, quando ela produz, é apenas uma esfera concentrada de muco com ovos, basicamente. Não sabemos exatamente quais são os químicos, mas eles têm alguma reação, alguma habilidade de absorver água e expandir na água. E todos nós já vimos químicos artificiais assim… mas isso é apenas a versão da natureza disso.”, explica a pesquisadora.

Misteriosa esfera gelatinosa aparece no mar da Noruega
Wikimedia Commons Todarodes sagittatus, a lula vermelha voadora europeia que vive no Mar da Noruega e que poderia ter sido a espécie que colocou o saco de ovos em questão.

Algumas espécies possíveis conhecidas por viverem nas águas norueguesas são a lula de gancho do oceano Árctico (Gonatus fabricii) e a lula vermelha voadora europeia (Todarodes sagittatus), mas nunca saberemos ao certo de onde veio essa enorme massa de ovos.

Ainda há muito que os cientistas não sabem sobre essas criaturas marinhas escondidas e como elas se reproduzem, e o pouco que sabemos sobre esses animais poderia até mesmo nos deixá-los alienígenas afinal de contas.

Amigos, não sabemos de onde veio essa enorme massa de ovos que os mergulhadores encontraram no mar da Noruega, mas isso não tira o brilho desse incrível achado! Ainda há muito que não sabemos sobre essas criaturas marinhas e como elas se reproduzem, então até mesmo o pouco que conhecemos sobre elas pode parecer alienígena para nós.

Eu não sei vocês, mas eu ficaria muito empolgado em descobrir mais sobre esses seres marinhos misteriosos! Assista o vídeo e surpreenda-se também. Aperte o Play!

E então, o que você achou desta misteriosa esfera gelatinosa? deixe seu comentário logo abaixo.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo