O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a estilista alagoana Martha Medeiros, reconhecida por suas confecções em renda
A parceria teve início com o apoio dos books da coleção Sertões – primeira da estilista em algodão – e irá sinalizar as peças com alto índice de algodão em sua composição como participantes do movimento.
As roupas trarão o símbolo do Sou de Algodão, atrelando a grife da estilista ao movimento. A renda – produzida exclusivamente por artesãs de comunidades do Nordeste do Brasil, que hoje somam 400 mulheres – aliados a outros materiais nobres, conferiram à grife um conceito cultural e histórico único.
A estilista lançou sua primeira coleção com algodão em maio deste ano e fez questão da fibra brasileira em sua composição. “Acredito no algodão não só pelas pessoas que fazem parte dessa cadeia, mas porque o futuro tem um coração antigo. Sei que a tecnologia é necessária, porém acredito que o mundo quer e precisa do algodão brasileiro. Atualmente, vendo minhas peças em 35 países e é impressionante ver que muitas pessoas sequer sabem o que é algodão no mundo da moda. As pessoas estão carentes e necessitam de um abraço. Para mim, o algodão é uma forma de demonstrar afeto e carinho por elas”, finaliza.
Martha mantém a história viva em suas confecções cultivando uma relação muito próxima com as rendeiras através do Projeto Olhar do Sertão, do Instituto Martha Medeiros. A iniciativa é dividida em duas partes – mercadológica, através do trabalho remunerado e a política de metas, que permite que as rendeiras superem seu ganho financeiro de acordo com a produtividade. A outra é a assistencial, levando auxílio em diversas áreas como educação, saúde e independência financeira.
Martha trabalha com rendeiras cooperativadas, promovendo a união e empoderamento dessas mulheres. O objetivo é manter viva a tradição do bordado de Alagoas, valorizar o trabalhador do campo e desenvolver socioeconomicamente as artesãs e a comunidade em que atua.
Sobre o “Sou de Algodão”
O movimento “Sou de Algodão” é uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que contempla diversas ações de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil do país, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima na moda.
As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.
Por Agronews