MT: Abates despencam em abril

Estado registrou o seu pior resultado mensal desde dezembro de 2008

A operação Carne Fraca derrubou o abate de bovinos em Mato Grosso no mês de abril. Em seu boletim semana, o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea), destacou que foram abatidos apenas 283.2600 bovinos no Estado, sendo o menor volume desde dezembro de 2008. Na comparação com o mês anterior, a queda é de 22,69%. Já em relação a igual período do ano passado, a derrocada é de 28,74%.

Mesmo sem nenhuma planta de MT envolvida nas investigações, o resultado é atrelado a interrupção na importação de carne por parte de diversos países. Com isso, sete frigoríficos deram férias coletivas aos funcionários, obtendo assim tempo suficiente para os estoques se ajustarem.

De acordo com o Imea, a expectativa para maio é que as exportações se recuperem e com isso os abates dem MT retornem a normalidade.

Vendas externas – Além dos abates, as exportações do Estado também tiveram saldo negativo. De acordo com a  Secretaria de Comércio Exterior (Secex) as exportações de carne bovina de Mato Grosso caíram mais que as brasileiras.

As vendas externas do Estado registraram US$ 53 milhões, queda de 39,7% em relação a março. Foi o pior valor mensal desde fevereiro de 2012. No mesmo período, as exportações de carne bovina do Brasil somaram US$ 292,6 milhões, queda de 27,5% ante o mês anterior.

Fonte: Imea

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile