A Agroconsult prevê para as lavouras de milho safrinha de Mato Grosso produtividade média de 99 sacas por hectare em 2017/18, contra 109 sacas por hectare na safra passada
Os números foram apresentados pelo sócio diretor da consultoria, André Pessôa, no balanço do Rally da Safra 2018. Segundo Pessôa, as lavouras no leste e no sudeste do Estado foram semeadas com atraso e sofreram com a estiagem em abril.
A região leste mato-grossense registrou 23 dias sem chuvas, enquanto no sudeste do Estado foram 36 dias. Em maio, voltou a chover nestas regiões, o que limitou as perdas. No médio-norte e no oeste de MT, a qualidade das lavouras é melhor, segundo Pessôa.
No médio-norte, que ficou 16 dias sem chuvas, o potencial das lavouras será apenas levemente inferior ao da safra passada, com o plantio realizado dentro do período ideal.
No oeste, onde só não choveu seis dias seguidos, as condições das plantações são “excelentes”. “Tivemos a confirmação de uma safra boa, bem melhor que de outros Estados, mas dentro da expectativa que tínhamos. Podemos dizer que esta safra foi mais normal; a do ano passado é que foi acima da média”, disse.
Fonte: Estadão Conteúdo