Nesta sexta-feira (3) foi entregue a principal delas, sobre o rio Ronuro, a 35 quilômetros do distrito de Santiago do Norte, no município de Paranatinga (MT).
O Governo Federal concluiu a construção de um conjunto de oito pontes (quatro na gestão atual) ao longo da rodovia federal BR-242, no estado do Mato Grosso.
“Essa é uma rota estruturante da região norte do Mato Grosso. A expectativa é de que, com essa entrega, haja um incremento no fluxo do transporte de grãos que fazem o escoamento da safra pela BR-242/MT“, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Com 100 metros de extensão, a ponte sobre o rio Ronuro já se encontra com o tráfego de veículos liberado. A obra foi concluída após as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizarem a aplicação da capa asfáltica do encabeçamento da ponte e finalizarem a sinalização da estrutura.
Com a conclusão do empreendimento, os usuários podem trafegar pelo trecho pavimentado da BR-242/MT sem mais utilizar desvios ou pontes de madeira.
As outras pontes estão localizadas sobre os rios Ferro, Desejado, Bonito, Von Den Steinen, Água Limpa, Jaguaribe e Santiago. Os empreendimentos representam um significativo avanço logístico para Mato Grosso, pois beneficiam diversos municípios com grande produção agrícola, dentre eles Sorriso, Paranatinga, Querência, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte.
Leia também
- Os recordes do robusta e a força do arábica impulsionam o mercado do café
- Conheça 08 curiosidades sobre a soja
- Demanda ativa impulsiona mercado interno do algodão
- Agronegócio brasileiro conquista 4 novos mercados na China
- Milho: estratégias dos compradores freiam elevação nos preços
Este ano, o DNIT entregou a obra sobre o Rio Ronuro. Em 2019, foram as pontes nos rios Von Den Steinen, Bonito, Desejado e Ferro. Em 2018, foram sobre os rios Água Limpa, Jaguaribe e Santiago. As obras estão inseridas em um contrato que totaliza um investimento de R$ 33 milhões.
Logística
Além da conclusão das oito pontes, o DNIT já pavimentou 150 quilômetros da rodovia. O setor produtivo passará a transportar mais produtos pela BR-242/MT, que faz ligação com a BR-163/MT/PA, com destino aos portos do chamado Arco Norte, de onde os grãos são exportados para o mercado internacional.
A rodovia formará assim um eixo estruturante que se interliga com a BR-163, que teve concluída a pavimentação até Miritituba/PA neste ano e que vem recebendo obras de recuperação nos trechos prioritários na região.
PASSOS SEGUINTES – Para os próximos anos, o DNIT espera dar início à pavimentação da BR-242/MT, interligando o norte de Mato Grosso com a região do Araguaia. Já existem contratos firmados para pavimentação de 288 quilômetros, divididos em três segmentos, entre os municípios de Santiago do Norte e Querência. O traçado deve atender a uma região produtora consolidada, com grande potencial de expansão.
Por: Assessoria Especial de Comunicação – Ministério da Infraestrutura
*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz