Dicas de EspecialistasNotícias

Muvuca, reflorestamento e oportunidade de renda comunitária

No dicionário, muvuca é definida como bagunça, confusão, tumulto. Para o meio ambiente, significa restauração. A técnica de semeadura direta com mistura de sementes é adotada para recuperar áreas de vegetação nativa degradadas.

A Fazenda Tanguro, pertencente à AMAGGI e localizada em Querência (MT), foi uma das propriedades que implementou a técnica de reflorestamento Muvuca. Em 2018, foram plantados 7,5 hectares de diversas espécies, incluindo caju, pequi, baru, aroeira, angico, jenipapo, ipês e jatobá. Em novembro de 2022, mais 17,5 hectares foram plantados com cerca de 60 espécies. Recentemente, a fazenda 7 Lagoas, em Diamantino, também recebeu as sementes da Muvuca.

Muvuca, reflorestamento e oportunidade de renda comunitária

Muvuca, reflorestamento e oportunidade de renda comunitária

A ‘Muvuca’ é uma mistura de sementes. Misturamos espécies arbóreas com adubação verde para recuperar áreas degradadas. Foi batizada assim porque é uma mistura de tudo. E a eficácia é incontestável”, explica a bióloga Artemizia Mota, que trabalha com recuperação dessas áreas há 23 anos.

O caminho da semente até chegar à Muvuca é longo. Inicia na coleta, passa por beneficiamento, vai para a Casa das Sementes, depois é comercializada e distribuída. A etapa final dessa cadeia é a semente no chão, numa terra previamente preparada para plantio.

A AMAGGI tem experimentado a técnica Muvuca em suas fazendas e os resultados são evidentes em um período muito mais curto do que outras técnicas utilizadas anteriormente. Além de acelerar a restauração da vegetação, a Muvuca também oferece oportunidades de renda para as comunidades que desempenham um papel importante na coleta de sementes, o que está totalmente alinhado com os compromissos socioambientais da empresa“, diz Fabiana Reguero, gerente socioambiental da AMAGGI.

De acordo com Lara Aranha da Costa, técnica em restauração ecológica do Instituto Socioambiental (ISA), que faz parte do projeto, entre 60kg e 70kg de sementes são plantadas por hectare através da Muvuca. No entanto, isso pode variar dependendo da condição da área: se estiver muito degradada, a quantidade pode ser maior.

Muvuca, reflorestamento e oportunidade de renda comunitária
“Batizamos de Muvuca por causa da diversidade que tem por trás de toda essa cadeia, tanto de quem coleta quanto das sementes”, diz.

Muvuca: impacto social e diversidade

Além do impacto ambiental, a Muvuca é uma ferramenta poderosa de geração de renda para povos originários e comunidades tradicionais. Somente a Rede de Sementes do Xingu, associação de base comunitária que organiza os grupos coletores e fornece sementes para projetos de restauração, tem aproximadamente 600 coletores. Isso inclui indígenas de seis povos, sendo cinco do Xingu e o povo Xavante de dois territórios. E 80% são mulheres.

Leia a matéria completa em: https://www.amaggi.com.br/noticia/muvuca-contribui-para-reflorestamento-gera-renda-e-fortalece-comunidades-tradicionais/

AGRONEWS® é informação para quem para quem produz

Artigos relacionados

Escreva um comentário

Botão Voltar ao topo