Implantação da tecnologia visa obter informações sobre a saúde dos animais e bem-estar, levando transparência ao consumidor de como o rebanho é manejado.
Até o final do próximo ano, fazendas paulistas produtoras de leite orgânico que fornecem para a Neslté, terão 100% do rebanho monitorado pelo SenseHub da Allflex. O dispositivo eSense é um brinco com sensor de monitoramento que fornece informações sobre as principais atividades que expressam o comportamento natural das vacas. A iniciativa integra o Projeto Cowsense da Nestlé, que atualmente conta com produção de 30 mil litros por dia, nas regiões de São Carlos e Araçatuba (SP) e, até o fim do ano que vem deve atingir a marca dos 42 mil litros.
“Com o SenseHub, o produtor pode obter informações precisas sobre a condição do animal e tomar decisões assertivas sobre a gestão do rebanho, com mais eficiência. É possível acompanhar as vacas de forma individual, permitindo correlacionar dados de ruminação, atividade, ofegação e se antecipar aos problemas de saúde e identificação de estresse térmico, por exemplo”, explica o gerente de monitoramento Latam da Allflex, Luciano Lobo.
O sistema de monitoramento animal da Allflex funciona por meio de sensores, que utilizam inteligência artificial e fazem a captação de dados em tempo real. As informações de atividade, tempo comendo e ruminando e a taxa de ofegação de cada animal, são armazenadas em nuvem. “Todos esses dados disponíveis numa plataforma online para acesso via computador, celular ou tablet”, completa Lobo.
A gerente técnica e comercial de monitoramento da Allflex, Brenda Barcelos, que acompanha a implantação dos sistemas nas fazendas que integram o Projeto Cowsense explica que um exemplo de indicador de bem-estar das vacas é a taxa de ruminação. “O sistema de monitoramento acompanha a ruminação e mede a curva de atividade dos indicadores em tempo real. Se tiver qualquer variação nos resultados é possível saber se o animal está bem, em cio ou com algum problema de saúde, permitindo a intervenção antes que ela possa ficar doente, se for o caso”, explica.
De acordo com a gerente da área de Desenvolvimento do Fornecedor da Nestlé, Bárbara Sollero, foram três anos de investimentos da companhia no desenvolvimento de toda a cadeia de produção de leite orgânico em larga escala no Brasil. “A iniciativa integra um projeto em parceria global com a Allflex. Por meio dele, levamos total transparência ao consumidor no sentido de mostrar como os animais estão sendo tratados. Aos produtores, mostramos como é possível produzir leite orgânico em larga escala com o uso de tecnologias, tendo o sistema de monitoramento animal como um aliado”, enfatiza.
Para estarem habilitados à produção de leite orgânico e integrarem o Projeto Cowsense, os produtores precisam atender a critérios como pasto sem a utilização de adubo químico ou defensivos. “A alimentação dos animais também deve ser com orgânicos e não transgênicos e o tratamento de saúde deve ser, via de regra, com homeopatia e fitoterápicos. Em média, são 18 meses para a conversão de pasto e adequação da estrutura da fazenda para que ela se torne orgânica”, aponta a gerente.
Sobre a Allflex Livestock Intelligence
A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.
A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e já fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais todos os anos, além de monitoramos mais de 5,5 milhões de vacas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.
Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em mais de 60 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.
A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.