A Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, participou da “Water for Food Global Conference” em Lincoln, Nebraska, nos Estados Unidos, para discutir a produção de alimentos com sustentabilidade. Durante o evento, a secretária destacou o potencial do estado como um grande produtor de alimentos e como é importante produzi-los de forma sustentável.
A Dra. Alessandra Panizi, especialista em Direito Agroambiental, acompanhou a comitiva de Mato Grosso e aproveitou a oportunidade para gravar um bate-papo bem interessante com a Sec. Mauren sobre o potencial que de MT na agricultura irrigada. Aperte o Play e confira!
Mauren Lazzaretti destaca potencial de MT
Segundo Mauren, a produção de alimentos é uma preocupação mundial, mas fazer isso de forma sustentável é um compromisso que o Estado de Mato Grosso assumiu com a sociedade. A secretária também explicou como o estado está monitorando a disponibilidade hídrica de águas subterrâneas com potencial a ser cuidado e aumentado para a produção de áreas irrigadas em Mato Grosso. “Nós temos um pouco mais de 170 mil hectares de áreas irrigadas e podemos chegar até 3 milhões, desde que, possamos conhecer a disponibilidade hídrica e o Nebraska tem mais de 100 anos de monitoramento nesse sentido“, explica a secretária de meio ambiente.
Além disso, a secretária ressaltou como aumentar a produtividade e reduzir o desmatamento é fundamental para a produção de alimentos com sustentabilidade. A estratégia de carbono neutro 2035 também está alinhada a esse objetivo. Uma das metas do estado é aumentar a produtividade na área degradada e na área já utilizada hoje para a produção. A irrigação é uma forma de alcançar esse objetivo, mas desde que seja feita de forma sustentável, cuidando da disponibilidade hídrica.
Mauren Lazaretti afirmou que é sempre uma alegria falar um pouco sobre o estado de Mato Grosso e sua produção de alimentos com sustentabilidade. O estado é um exemplo a ser seguido na produção de alimentos e na preservação do meio ambiente.
Veja também: “Nos EUA, Mauren Lazzaretti destaca potencial de MT para produção de alimentos com sustentabilidade“
Se houver alguma dúvida, preencha o formulário abaixo para mais informações.
Dra. Alessandra Panizi
Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais junto à UMSA Universidad del Museo Social Argentino. Especialização em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental – Oswaldo Cruz. Especialização em Direito Agroambiental – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Especialização em Capacitação às Carreiras Jurídicas – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®