Em março o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) alcançou valorização mensal de 11,8%. Mesmo assim, em doze meses o índice ficou negativo em 11,4%. Do outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, obteve valorização mensal de 21,4% enquanto em doze meses o incremento ficou próximo de 25%
Assim, com o incremento mensal na comercialização da caixa de ovos muito inferior à alcançada no preço do milho, foi preciso um maior volume de ovos para adquirir o cereal no terceiro mês de 2018.
Dessa forma, para adquirir uma tonelada de milho em março foram necessários 10,2 caixas de ovos, representando piora de quase 8% no poder de compra do produtor de ovos em relação ao mês anterior. E se encontra bem distante do poder de compra verificado no mesmo período do ano passado quando 7,2 caixas de ovos adquiriam uma tonelada da matéria-prima. Pior ainda: depois de 18 meses consecutivos teve desempenho pior que a necessidade histórica dos últimos 8 anos.
E deve ter prosseguimento em abril considerando as primeiras informações sobre os preços praticados na caixa de ovos e na saca de milho.
Fonte: Avisite