Em junho o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) alcançou valorização de 4,8% no mês e de 2,1% em 12 meses
Do outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, sofreu queda de 5,1% no mês e de 45,1% em 12 meses.
Dessa forma, com a melhora na cotação da caixa de ovos e a desvalorização acentuada no preço de aquisição do milho, foi preciso um volume muito menor de ovos para adquirir o cereal.
Assim, para adquirir uma tonelada de milho foram necessários pouco menos de 5,8 caixas de ovos, a menor quantidade verificada no período de 2009 em diante. Com isso, houve melhora de 10,5% no poder de compra do produtor de ovos em relação ao mês anterior, enquanto em doze meses a capacidade aquisitiva alcançou ganho de quase 86%.
Acompanhamento histórico indica que em junho a quantidade de ovos necessárias para adquirir uma tonelada de milho atinge 9,6 caixas, ou seja, o produtor empregou 3,8 caixas de ovos a menos para adquirir o cereal em junho. Ou, cerca de 5 caixas, se considerado que no ano passado foram necessárias 10,8 caixas.
Fonte: Avisite