Ano passado o produtor de ovos aumentou seu plantel produtivo em quase 17% e proporcionou um crescimento de 10% no consumo per capita
Infelizmente, tão grande aumento no plantel teve seu ônus. E ele recaiu sobre o próprio avicultor que, diante do excesso de oferta, recebeu pelo seu produto 20% menos que o praticado no ano anterior.
Neste ano, o plantel produtivo instalado no decorrer do primeiro semestre cresceu apenas 2%. Como o consumo interno não evoluiu o suficiente, o preço médio recebido pelo produtor caiu quase 3% no período.
Mesmo assim, houve bons momentos para o produtor de ovos. No comparativo dos últimos doze meses – julho de 2018 a junho de 2019 – com o mesmo período imediatamente anterior, se verifica que em metade do primeiro semestre os produtores conseguiram melhores preços que os recebidos no mesmo período anterior.
Agora, no segundo semestre, será preciso acompanhar a evolução do mercado consumidor para que os negócios caminhem de maneira mais equilibrada e os produtores possam obter justo preço em seu negócio.
Fonte: Avisite