Parabéns Cuiabá, a capital do agronegócio brasileiro

Conhecida como uma das cidades mais calorosas do Brasil, devido a sua temperatura elevada e ao calor humano, Cuiabá vem crescendo a cada dia em população e também em geração de negócios, principalmente no Setor Rural. Por isso, faz jus ao título de “Capital do Agronegócio Brasileiro”.

Cuiabá completa hoje(08) 303 anos, por isso neste artigo queremos parabenizar e ressaltar a importância do município cuiabano no contexto geral do estado, que hoje representa o principal celeiro do Brasil, em termos de produtividade, eficiência e representatividade no setor de agronegócios.

Aqui se produzem riquezas

De uma maneira simplista queremos esclarecer que Mato Grosso hoje é campeão nacional em produção de soja, milho, algodão e possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 31 milhões de animais, além disso, quer alcançar novos títulos do lado de fora da porteira das fazendas. Cinco setores com grande potencial de crescimento na região e que têm atenção especial do estado são agroindústria, turismo, piscicultura, economia criativa e polo joalheiro.

soja

Com todo esse potencial, ainda não temos muito bem definida uma cidade sede para aportar os recursos gerados com tamanha produtividade, muito se fala na região Norte do estado como o principal polo do agronegócio, porém a maioria das empresas/propriedades possuem seus escritórios na capital Cuiabá. Com isso, percebemos que há uma divisão clara entre os interesses das lideranças políticas do estado, em se defender uma bandeira tão importante no cenário nacional.

Porque Cuiabá?

Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como “cidade verde“, por causa da grande arborização.

Parabéns Cuiabá, a capital do agronegócio brasileiro

Segundo estimativas de 2018 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 607.153 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 889.162; já sua região metropolitana possui 918.826 habitantes e o colar metropolitano mais de 1 milhão; sua mesorregião possui 1.105.132 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal.

A economia de Cuiabá, hoje, está concentrada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, de objetos e artigos diversos. O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria. Além disso, a cidade conta com importantes centros comerciais, como o calçadão no centro histórico, 4 shoppings centers e diversas lojas espalhadas pela capital.

O Turismo Cuiabano

Cuiabá tem diversos atrativos turísticos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais e por ser fácil acesso para outras localidades como a Chapada dos Guimarães, Manso, Nobres e o Pantanal. E por ser uma cidade muito antiga, conta com um patrimônio histórico importante, o turismo de eventos também é crescente no município. Possui uma infraestrutura hoteleira excelente e casas noturnas que fazem de Cuiabá uma cidade bastante movimentada.

Parabéns Cuiabá, a capital do agronegócio brasileiro

Dar um passeio pelo centro histórico, nadar em rios de águas cristalinas, observar diversas espécies de aves e deliciar-se com os pratos preparados com peixes da região são algumas das opções encontradas em Cuiabá.

Quer ver alguns detalhes do potencial turístico da cidade? então veja abaixo o passeio realizado pelo Youtuber Lucas Estevam, uma personalidade bastante conhecida no segmento e que possui mais de 1 milhão de seguidores em seu canal no Youtube.

A Cultura

Cuiabá já foi uma importante cidade de exploração de ouro, agora é basicamente uma metrópole comercial. Existem várias hipóteses para a origem do nome Cuiabá, uma delas é de que a palavra veio do Tupi “kuîaba”, que representa um tipo de cuia, outra teoria é de que se refere aos índios bororos, conhecidos também como “Cuiabá”.

Outro fator que explica parte das características das manifestações culturais é o convívio de várias culturas desde a fundação de Cuiabá, como os índios que ali viviam, os bandeirantes paulistas e os negros levados para lá como escravos. Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e nos artesanatos.

Parabéns Cuiabá, a capital do agronegócio brasileiro
“Cururueiros” – Artista: Benedito Silva

Ainda hoje permanecem traços característicos da culinária tradicional, cuja base são os peixes, pescados nos rios da região (pacu, pintado, cachara, dourado e outros) e consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a Maria Isabel, a farofa de banana e o paçoca de pilão. Talvez o mais típico prato local seja a mujica, prato à base de peixe. A culinária cuiabana assim como a brasileira, tem suas raízes nas cozinhas indígenas, portuguesa espanhola e africana.

Nas manifestações culturais prevalecem os aspectos ligados ao cotidiano e a vida no campo, embora não sejam evidenciados como aspectos principais, podemos perceber no comportamento, algumas características do homem sertanejo, como o chapéu de palha, a ligação forte com a religiosidade, a vida ribeirinha e o contato com a natureza. Na música, formou-se um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos. Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, ganzá e mocho.

Futebol Cuiabano na Série A

Uma paixão nacional, o futebol é a maior representação esportiva no Brasil. E neste ano, o “Dourado”, como é carinhosamente chamado o time Cuiabá Esporte Clube, ascendeu para a primeira divisão (Série A) do campeonato brasileiro, um feito inédito e que encerra um jejum de 35 anos de Mato Grosso não ter um time na elite do futebol brasileiro.

cuiabá

O Cuiabá Esporte Clube (cujo acrônimo é CEC) é uma agremiação de futebol brasileiro sediado na cidade de Cuiabá. Fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho. O Dourado é seu maior símbolo; Suas cores tradicionais são o amarelo e o verde. Costuma mandar suas partidas na Arena Pantanal, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014. Tem como principais rivais esportivos o Mixto Esporte Clube, com o qual protagoniza o Duelo Cuiabano, e o Luverdense Esporte Clube, com quem disputa o Clássico Ouro-Verde.

Dentre suas principais conquistas, destacam-se o bicampeonato da Copa Verde, seus nove títulos de campeão Mato-Grossense e agora o acesso ao brasileirão.

Muito além do rasqueado

Cuiabá, cresceu, evoluiu, hoje temos uma mistura muito forte com os imigrantes que para cá vieram, que são carinhosamente chamados de “pau rodados”, somos uma verdadeira metrópole que ainda não desabrochou totalmente, o agronegócio cada vez mais influencia a nossa comunidade e somos uma grande potência inexplorada no setor rural.

Parabéns Cuiabá!

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

One thought on “Parabéns Cuiabá, a capital do agronegócio brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *