A Fecomércio-MT divulgou nesta sexta-feira (24) a pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), em Cuiabá, e revelou um aumento de 0,6% na comparação com o mês anterior, atingindo, assim, 131 pontos. No entanto, o índice atual é 0,5% menor se comparado com janeiro de 2019.
A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem variação de zero a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.
Para a Fecomércio-MT, com as mudanças na forma de recolhimento do ICMS no estado por meio da Lei Complementar nº 631/2019, diversos produtos do comércio sofreram elevação dos preços, o que acaba por diminuir o poder de compra das famílias. Tal medida deve impactar no otimismo do empresário mato-grossense no decorrer do ano.
Expectativa em queda
O subíndice que avalia a expectativa do empresário do comércio (IEEC) apresentou retração em janeiro de -2,3% na comparação com o mês anterior e de -4,5% sobre janeiro de 2019. Das 181 empresas participantes da pesquisa na capital mato-grossense, 92,2% acreditam na melhora do setor. Em janeiro do ano passado, esse indicador era maior e atingia 95,3% dos empresários entrevistados.
Investimento
Sobre o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), observou-se melhora na variação mensal e anual da pesquisa, de 0,9% e 4,6%, respectivamente. Apesar da melhora no índice, o componente que mede a Expectativa de Contratação de Funcionários apresentou retração de -4,2% sobre anterior e de -4,6% na comparação com janeiro passado. 76% dos entrevistados estão dispostos a contratar funcionários. A porcentagem era maior no mesmo período do ano passado, quando 83% estavam dispostos a contratar funcionários.
Consumidores estão mais atentos e exigentes
Neste período do ano, o segmento de papelarias, é sem dúvidas um dos setores que mais recebe a atenção por parte dos consumidores, a “Voltas às aulas” é um momento que exige das famílias, muita pesquisa e comparação de preços. E é justamente neste momento que as lojas especializadas em materiais escolares devem estar preparadas para atender o cliente, com qualidade, preço e diferenciais competitivos.
Em nossa pesquisa para identificar as principais empresas neste segmento, aqui em Mato Grosso, encontramos a PAPELNOBRE PAPELARIA, uma empresa genuinamente cuiabana, com 30 anos de existência e possuidora de grandes diferencias frente aos concorrentes locais e nacionais, ela é considerada como uma das empresas mais lembradas no período de Volta às aulas.
Em entrevista ao portal AGRONEWS BRASIL, a proprietária, Gilsane Barros, esclarece que a empresa procura diversificar o portfólio de produtos constantemente, trazendo ao mercado cuiabano, o que há de melhor em artigos escolares e para escritório, das melhores marcas e com preços super competitivos.
“Estamos muito confiantes com as projeções deste ano, queremos ser a principal referência do setor de Papelarias no estado de Mato Grosso e estamos trabalhando fortemente para ampliar este mercado. Hoje temos convênios com as principais escolas de Cuiabá, diversas empresas e instituições. Inovamos mais uma vez em 2020 e estamos apostando no crescimento do setor, fizemos uma atualização em nossa identidade visual, com a construção de uma nova logomarca que representa tudo aquilo que buscamos, montamos um e-commerce e ampliamos nosso setor de marketing para garantir que a nossa comunicação consiga chegar cada vez mais longe. São investimentos que não poupamos, pois acreditamos que estamos fazendo um bom trabalho junto aos nossos clientes. Eles merecem isso.”, afirma a proprietária Gilsane.
Por: AGRONEWS BRASIL, com informações da FECOMERCIO-MT