Notícias

Pesquisa revela que setor de comércios em MT iniciou 2020 mais confiante

A Fecomércio-MT divulgou nesta sexta-feira (24) a pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), em Cuiabá, e revelou um aumento de 0,6% na comparação com o mês anterior, atingindo, assim, 131 pontos. No entanto, o índice atual é 0,5% menor se comparado com janeiro de 2019.

A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem variação de zero a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.

Para a Fecomércio-MT, com as mudanças na forma de recolhimento do ICMS no estado por meio da Lei Complementar nº 631/2019, diversos produtos do comércio sofreram elevação dos preços, o que acaba por diminuir o poder de compra das famílias. Tal medida deve impactar no otimismo do empresário mato-grossense no decorrer do ano.

Expectativa em queda

O subíndice que avalia a expectativa do empresário do comércio (IEEC) apresentou retração em janeiro de -2,3% na comparação com o mês anterior e de -4,5% sobre janeiro de 2019. Das 181 empresas participantes da pesquisa na capital mato-grossense, 92,2% acreditam na melhora do setor. Em janeiro do ano passado, esse indicador era maior e atingia 95,3% dos empresários entrevistados.

Investimento

Sobre o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), observou-se melhora na variação mensal e anual da pesquisa, de 0,9% e 4,6%, respectivamente. Apesar da melhora no índice, o componente que mede a Expectativa de Contratação de Funcionários apresentou retração de -4,2% sobre anterior e de -4,6% na comparação com janeiro passado. 76% dos entrevistados estão dispostos a contratar funcionários. A porcentagem era maior no mesmo período do ano passado, quando 83% estavam dispostos a contratar funcionários.

Consumidores estão mais atentos e exigentes

Neste período do ano, o segmento de papelarias, é sem dúvidas um dos setores que mais recebe a atenção por parte dos consumidores, a “Voltas às aulas” é um momento que exige das famílias, muita pesquisa e comparação de preços. E é justamente neste momento que as lojas especializadas em materiais escolares devem estar preparadas para atender o cliente, com qualidade, preço e diferenciais competitivos.

Em nossa pesquisa para identificar as principais empresas neste segmento, aqui em Mato Grosso, encontramos a PAPELNOBRE PAPELARIA, uma empresa genuinamente cuiabana, com 30 anos de existência e possuidora de grandes diferencias frente aos concorrentes locais e nacionais, ela é considerada como uma das empresas mais lembradas no período de Volta às aulas.

Pesquisa revela que setor de comércios em MT iniciou 2020 mais confiante

Em entrevista ao portal AGRONEWS BRASIL, a proprietária, Gilsane Barros, esclarece que a empresa procura diversificar o portfólio de produtos constantemente, trazendo ao mercado cuiabano, o que há de melhor em artigos escolares e para escritório, das melhores marcas e com preços super competitivos.

“Estamos muito confiantes com as projeções deste ano, queremos ser a principal referência do setor de Papelarias no estado de Mato Grosso e estamos trabalhando fortemente para ampliar este mercado. Hoje temos convênios com as principais escolas de Cuiabá, diversas empresas e instituições. Inovamos mais uma vez em 2020 e estamos apostando no crescimento do setor, fizemos uma atualização em nossa identidade visual, com a construção de uma nova logomarca que representa tudo aquilo que buscamos, montamos um e-commerce e ampliamos nosso setor de marketing para garantir que a nossa comunicação consiga chegar cada vez mais longe. São investimentos que não poupamos, pois acreditamos que estamos fazendo um bom trabalho junto aos nossos clientes. Eles merecem isso.”, afirma a proprietária Gilsane.

Por: AGRONEWS BRASIL, com informações da FECOMERCIO-MT

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados