Milho que capta Nitrogênio do ar: Será o fim dos fertilizantes? Essa variedade incomum de milho obtém entre 29% a até 82% de seu nitrogênio do ar.
Foi descoberto na região de Sierra Mixe, no México, uma variedade de milho que captura nitrogênio no ar, dispensando assim o uso de fertilizantes. A novidade foi apresentada no Congresso Aapresid 2021, realizado na Argentina, por Alan Bennett, professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O nitrogênio (N) é nutriente essencial para as plantas, e constitue 78% da atmosfera. Até agora apenas as leguminosas eram conhecidas por terem a capacidade de capturar e usar a molécula por meio da simbiose das raízes com bactérias. Para outras culturas, sempre foi necessário suprir N por meio do uso de fertilizantes inorgânicos, produzidos a partir de combustíveis fósseis – que consomem até 2% do suprimento total de energia do mundo e produzem gases de efeito estufa.
Milho que capta Nitrogênio do ar
De acordo com Alan Bennett, na região mexicana de Sierra Mixe essa variedade de milho descoberta sobrevive em solos deficientes em N. De acordo com o cientista, esse milho cresce a uma altura de mais de cinco metros e exibe extensa formação de raízes aéreas em cada nó.
Segundo ele, ao contrário da maioria das variedades modernas de milho, em que a formação de raízes aéreas cessa após a transição para a fase adulta, a formação de raízes aéreas no milho de Sierra Mixe continua por muito tempo. Isso produz de três a quatro vezes mais raízes aéreas que secretam quantidades significativas de mucilagem (rica em arabinose, fucose e galactose) quando há umidade.
A equipe de pesquisa, liderada por Alan Bennett e Allen van Deynze, da UC Davis, apontou que essa variedade incomum do cereal obtém entre 29% a até 82% de seu nitrogênio do ar, sendo fixado por bactérias diazotróficas presentes na mucilagem das raízes aéreas.
“Embora estejamos muito longe de desenvolver uma característica semelhante de fixação de nitrogênio para o milho comercial, este é o primeiro passo para orientar pesquisas futuras sobre essa aplicação. A descoberta pode levar a uma redução do uso de fertilizantes nitrogenados e seus problemas associados, e também abre as portas para uma melhoria significativa no potencial genético, na sustentabilidade dos sistemas produtivos e na segurança alimentar desses países”, concluiu Bennett.
Curiosidades sobre o milho
Centeotl (às vezes soletrado Cinteotl ou Tzinteotl e às vezes chamado Xochipilli ou “príncipe Flor”) foi o principal deus asteca de milho americano, conhecido como o milho . O nome de Centeotl (pronuncia-se algo como Zin-tay-AH-tul) significa “Milho Cob Senhor” ou “o Orelha secas do Deus de milho”. Outros deuses astecas associados a este todo-importante cultura incluiu a deusa do milho doce e tamales Xilonen (Tender milho), a deusa da Chicomecoatl sementes de milho (Sete Serpent), e Xipe Totec , o deus feroz da fertilidade e da agricultura.
Centeotl representa o Aztec versão de um mais antigo, deidade pan-mesoamericana. Anteriores culturas mesoamericanas, como a olmeca e Maya , adoravam o deus do milho como uma das mais importantes fontes de vida e reprodução. Várias figuras encontradas em Teotihuacán eram representações de uma deusa do milho, com um penteado semelhante a uma orelha com borlas de milho. Em muitas culturas mesoamericanas, a idéia da realeza foi associado com o deus do milho.
Origem do Deus Maize
Centeotl era filho de Tlazolteotl ou Toci, a deusa da fertilidade e do parto, e como Xochipilli ele era o marido de Xochiquetzal , a primeira mulher a dar à luz. Como muitas divindades astecas, o deus do milho teve um duplo aspecto, tanto masculino e feminino. Muitos Nahua fontes (língua asteca) relatam que o deus do milho nasceu uma deusa, e só nos últimos tempos, tornou-se um deus do homem nomeados Centeotl, com uma contraparte feminina, a deusa Chicomecoatl. Centeotl e Chicomecoatl vigiou diferentes estágios no crescimento de milho e maturação.
Mitologia asteca sustenta que o deus Quetzalcoatl deu milho para os seres humanos. O mito relata que durante a 5ª Sun , Quetzalcoatl viu uma formiga vermelha carregando um grão de milho. Ele seguiu a formiga e alcançou o lugar onde o milho cresceu, a “Montanha de sustento”, ou Tonacatepetl (Ton-ah-cah-TEP-eh-tel) em Nahua. Há Quetzalcoatl se transformou em uma formiga preta e roubou um grão de milho para trazer de volta para os seres humanos para plantar.
De acordo com uma história recolhida pelo período colonial frade franciscano espanhol e estudioso Bernardino de Sahagún, Centeotl fez uma viagem ao submundo e voltou com algodão, batata doce, huauzontle ( Chenopodium ), ea bebida inebriante feita a partir de agave chamado octli ou pulque , tudo o que ele deu aos seres humanos. Para esta história da ressurreição, Centeotl é por vezes associada a Vênus, a estrela da manhã. De acordo com Sahagun, havia um templo dedicado a Centeotl no recinto sagrado de Tenochtitlán.
Milho Deus Festas
O quarto mês do calendário asteca é chamado Huei Tozoztli ( “The Big Sleep”), e foi dedicado aos deuses milho Centeotl e Chicomecoatl. Diferentes cerimônias dedicadas ao milho verde e grama ocorreu neste mês, que começou por volta de 30 de abril. Para honrar os deuses de milho, as pessoas realizadas auto-sacrifícios, realizando rituais derramamento de sangue e aspersão do sangue ao longo de suas casas. As mulheres jovens se adornavam com colares de sementes de milho. Orelhas e sementes de milho foram trazidos de volta do campo, o ex colocado na frente de imagens dos deuses, enquanto o segundo foram armazenados para o plantio na próxima temporada.
O culto da Centeotl sobreposta a de Tlaloc e abraçou várias divindades de calor solar, flores, festa, e prazer. Como o filho da deusa da terra Toci, Centeotl era adorada ao lado Chicomecoati e Xilonen durante o 11º mês de Ochpaniztli, que começa 27 de setembro no nosso calendário. Durante este mês, uma mulher foi sacrificado e sua pele era usada para fazer uma máscara para o sacerdote de Centeotl.
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*com informações de Leonardo Gottems – AGROLINK
AGRONEWS – Informação para quem produz