GeralNotícias

Piscicultores da Baixada Cuiabana comemoram a retomada do Projeto Peixe Santo

Quem produz peixes de cultivo, uma atividade que tem crescido na baixada cuiabana, está otimista com a procura por pescado com a retomada do Projeto Peixe Santo. Há três décadas, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza a população várias espécies a um preço popular.

Neste ano, até sexta-feira santa(1º), o projeto está sendo realizado na modalidade drive thru, para evitar aglomerações, em quatro pontos da Capital: Centro Cultural Silva Freire, Parque Tia Nair, Parque das Águas e Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A expectativa é de que 80 toneladas de pescado sejam comercializadas. Cada carro poderá adquirir até 5 peixes ao valor de R$ 15,90/kg.

peixe santo
Piscicultores da Baixada Cuiabana comemoram a retomada do Projeto Peixe Santo

A equipe do portal AGRONEWS conversou com o piscicultor Vinícius Cerqueira, sócio proprietário do Peixe do Cerrado, uma das três empresas credenciada por meio do edital. Ele ressaltou que nesse mesmo período do ano passado, quando surgiu a pandemia, houve uma redução nas vendas, principalmente com a não realização do projeto Peixe Santo. “Estamos otimistas neste ano, e disponibilizamos 20 toneladas de pescado para serem consumidos pelos cuiabanos na Semana Santa, época que população tem tradição de comer peixe. Só temos a comemorar a retomada do Peixe Santo, beneficia o produtor e também, a comunidade no geral”, pontuou Vinícius.

peixe santo
Piscicultores da Baixada Cuiabana comemoram a retomada do Projeto Peixe Santo

Vinicius tem uma propriedade como 260 hectares de lâmina d´água em Nossa Senhora do Livramento, e cultiva, em 70 tanques, as espécies de tabatinga, piau, pintado, tambaqui, Matrinchã. Ele destaca que por semana, são vendidas entre 10 e 20 toneladas de pescado para comércios da baixada cuiabana. “Usamos ração balanceada flutua na água que deixa o peixe saudável, nutritivo e com sabor”, afirmou o proprietário do Peixe do Cerrado.

O secretário e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município, Francisco Vuolo, reforça os locais e horários do projeto Peixe Santo 2021, em Cuiabá.

Serão três dias de Peixe Santo em quatro pontos da cidade, em um sistema diferente, no modelo drive thru com aquisição dos peixes nos veículos, com peixes inspecionados, de qualidade e com preço acessível. E resgatando uma tradição do povo cuiabano, que é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, sempre nos atentando ao cumprimento das medidas de biossegurança. Serão 80 toneladas de peixe, 20 em cada ponto de venda para a população”, ressalta Vuolo.

AGRONEWS – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados