O número representa avanço de 11 pontos percentuais sobre os 60% de uma semana atrás e garante à atual temporada sua manutenção no posto de plantio mais rápido da história. Um ano atrás, 57% da área brasileira de soja estava semeada. A média de cinco anos é de 54%.
Mato Grosso
Com 96% de sua área já plantada, Mato Grosso também tem ritmo recorde e segue na dianteira entre os estados, com boa vantagem sobre os 79% de um ano atrás. As chuvas estão favoráveis e as lavouras se desenvolvem bem. Em Nova Mutum, no médio-norte, a expectativa é de que as primeiras áreas sejam colhidas na semana de 20/dez.
Mato Grosso do Sul e Goiás
Em Mato Grosso do Sul, 93% da área está plantada, com ligeira vantagem sobre os 91% de um ano atrás. O tempo mais firme depois do excesso de chuva de outubro está favorecendo a reta final do plantio. Em Goiás, 88% da área estimada recebeu sementes até quinta-feira (08), contra 53% há um ano e 60% na média de cinco anos. No sudoeste, os trabalhos estão praticamente finalizados e os produtores estão otimistas com o início da safra.
Paraná
No Paraná, os produtores aproveitam o tempo mais firme para tentar compensar o atraso causado pela chuva em outubro. Até quinta-feira (08), 79% da área de soja estava semeada no estado, pouca coisa atrás dos 80% do ano passado. No oeste, a semana com sol e boa luminosidade chegou em boa hora para o desenvolvimento da soja.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
No Rio Grande do Sul , o plantio da soja chegou a 39% e está à frente dos 31% do ano passado. As chuvas deram uma trégua e permitiram o avanço das máquinas, mas a umidade alta herdada da semana passada tem resultado em tombamento e pode haver replantio em alguns pontos.
Também pode ocorrer replantio pontual na região de Campos Novos, em Santa Catarina, devido às chuvas da semana passada, que levaram embora as sementes de áreas recém-plantadas. Até quinta (08), 40% da área catarinense estava semeada, contra 44% há um ano.
Matopiba avança
Apesar de irregulares, as chuvas têm garantido umidade suficiente para o plantio no Matopiba, que segue adiantado e chegou a 29% da área no Maranhão e no Tocantins, 18% no Piauí e 36% na Bahia. No resto do país, a área de soja está 93% plantada em São Paulo, 77% em Minas Gerais, 18% no Pará e 85% em Rondônia. |