A semeadura do algodão do estado de Mato Grosso avançou 22,34 p.p. na semana anterior, de acordo com dados do Imea
Sendo assim, até a última sexta-feira, 47,81% da área total estimada para a safra 2022/23 no estado de Mato Grosso já havia sido semeada. Ainda assim, é importante destacar que o total está 21,32 p.p. atrás do registrado no mesmo período da safra 2021/22. Esse cenário de atraso é resultado dos registros de chuvas nas principais regiões produtoras, que seguem comprometendo a colheita da soja.
Desse modo, a janela de semeadura é um ponto de atenção aos cotonicultores, pois o período ideal vai até dia 31/01. Cabe destacar que o período da “janela ideal” é definido de acordo com as condições climáticas, uma vez que o estado começa a apresentar redução hídrica a partir de maio.
Por fim, para os próximos dias a intensificação da colheita da soja será determinante para que mais áreas do algodão sejam semeadas dentro da janela, no entanto, de acordo com o NOAA, há previsões de chuvas no estado até fevereiro, o que pode comprometer o avanço dos trabalhos nas lavouras.
De acordo com a análise do Cepea, “Janeiro foi marcado pela retomada gradual do ritmo de negócios de algodão em pluma, agentes consultados pelo Cepea relatam dificuldades em acordar o preço e a qualidade dos lotes disponibilizados, o que acaba limitando a liquidez no spot. Nesse contexto de busca de um ponto de equilíbrio entre agentes do setor, o indicador do algodão em pluma praticamente atravessou janeiro na casa dos R$ 5,3/libra-peso”.
Mercado Financeiro
- Queda do dólar: devido à maior entrada de moeda estrangeira no país por conta do diferencial de juros entre Brasil e EUA, o dólar corrente exibiu baixa de 0,90% em relação à semana passada;
- Exportação em alta: com as vendas de exportação dos EUA mostrando uma maior demanda pela fibra, o contrato de julho de 2023 apresentou incremento de 3,30% no comparativo semanal;
- Bolsa de NY valorizou: influenciada pelos preços mais valorizados na Bolsa de NY, a paridade de
- jul/23 exibiu alta de 2,27% na média semanal, cotada a R$ 158,67/@.
Por Daniele Balieiro com informações do Imea
AGRONEWS® é informação para quem produz