Já ouviu dizer que não devemos chorar o leite derramado? então para entender melhor essa questão que incomoda muitas pessoas mundo afora, antes é importante compreender o que ocorre quando a água entra em ebulição, por isso acompanhe este artigo até o final para aprender o porque e como evitar o seu derramamento.
Quando fornecemos calor para a água sabe-se que, após um determinado tempo, ela começa a “ferver”. Neste momento, formam-se bolhas no interior e na superfície do líquido (a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica) e, como não existe nenhum impedimento pelo caminho, as moléculas passam do estado líquido para o estado gasoso. As bolhas de vapor estouram.
Já no caso do leite, além de água, ele é constituído por sais minerais, proteínas e gordura. Por isso, quando ele é fervido, essas substâncias funcionam como “obstáculos” para as bolhas que se formam logo após o líquido ser aquecido. O calor altera a forma de algumas proteínas, formando um tipo de “película”. Essa película segura as bolhas de vapor e forma a espuma. Se estas bolhas não forem estouradas (mexendo, por exemplo), o leite sobe e transborda. Simples assim!
Além disso, todo mundo sabe que, ao apagarmos o fogo, o processo é interrompido instantaneamente. Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria. O que sobra na superfície é a popular nata: a gordura.

Mas como ferver o leite sem que ele derrame?
Bom antes de chorar o leite derramado, nós vamos te ensinar 3 truques para ferver sem derramá-lo no fogão.




