Por que o leite derrama quando ferve? aprenda 3 truques para evitar

Já ouviu dizer que não devemos chorar o leite derramado? então para entender melhor essa questão que incomoda muitas pessoas mundo afora, antes é importante compreender o que ocorre quando a água entra em ebulição, por isso acompanhe este artigo até o final para aprender o porque e como evitar o seu derramamento.

Quando fornecemos calor para a água sabe-se que, após um determinado tempo, ela começa a “ferver”. Neste momento, formam-se bolhas no interior e na superfície do líquido (a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica) e, como não existe nenhum impedimento pelo caminho, as moléculas passam do estado líquido para o estado gasoso. As bolhas de vapor estouram.

Já no caso do leite, além de água, ele é constituído por sais minerais, proteínas e gordura. Por isso, quando ele é fervido, essas substâncias funcionam como “obstáculos” para as bolhas que se formam logo após o líquido ser aquecido. O calor altera a forma de algumas proteínas, formando um tipo de “película”. Essa película segura as bolhas de vapor e forma a espuma. Se estas bolhas não forem estouradas (mexendo, por exemplo), o leite sobe e transborda. Simples assim!

Além disso, todo mundo sabe que, ao apagarmos o fogo, o processo é interrompido instantaneamente. Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria. O que sobra na superfície é a popular nata: a gordura.

Mas como ferver o leite sem que ele derrame?

Bom antes de chorar o leite derramado, nós vamos te ensinar 3 truques para ferver sem derramá-lo no fogão.

Para que ele ferva não tem segredo algum. Basta colocar em uma leiteira e deixar esquentar no fogão, até ferver. É simples, porém demorado. Algumas vezes esquecemos e vamos fazer outras coisas… Confesse, você já fez isso não é mesmo!

Muitas pessoas já fizeram isso e perceberam que em um piscar de olhos, o líquido subiu e derramou no fogão. Isso acontece, pois como mencionamos antes, ele é composto por inúmeras substâncias como açúcares, lipídeos, proteínas e, principalmente, água.

Se você acha que vai ter que passar o resto da sua vida olhando o leite até ferver, não se preocupe, temos alguns truques que não deixarão derramar.

1º truque

  • Coloque uma colher de inox dentro da leiteira, irá ferver, mas não irá transbordar.

2º truque

  • Com o leite já dentro da leiteira, coloque uma colher de madeira apoiada, de ponta a ponta, na borda da leiteira. Quando começar a subir, entrará em contato com a colher e não derramará no fogão.

3º truque

  • Este truque é para quando você precisa ferver uma quantidade grande, um exemplo disso é para fazer o doce. Coloque um pires virado de ponta cabeça dentro da panela e coloque o leite por cima. Você vai perceber que o leite irá ferver sem derramar.

Show não é mesmo? estes truques serão muito úteis para o resto da sua vida, então compartilhe também com seus amigos!

Confira também:

No campo do direito ambiental, um tema que tem ganhado destaque é o crédito de carbono. Trata-se de um mecanismo que busca incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa, proporcionando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os empreendedores que adotam práticas sustentáveis. Para esclarecer sobre o assunto, no quadro de Direito Ambiental desta semana, a Dra. Alessandra Panizi conversou com o Dr. Werner Grau Neto, renomado especialista em direito ambiental.

Aperte o play e confira!

AGRONEWS® é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile