Preço da soja segue em alta, confira!

No mercado da soja, alta do dólar impulsiona os preços, veja mais informações a seguir

As negociações da soja no mercado interno estão experimentando uma fase de aquecimento significativo. Esse movimento é impulsionado por uma combinação de fatores: a demanda firme tanto no mercado interno quanto no mercado externo, e a valorização do dólar frente ao real. Esse cenário favorável resultou em uma elevação dos preços.

Um dos destaques mais notáveis deste período é o óleo de soja, que alcançou, na parcial de junho, a maior média de preços do ano em termos reais. A intensa disputa entre consumidores das indústrias alimentícias e de biocombustíveis, juntamente com o aumento da demanda internacional, são os principais fatores que impulsionaram a alta.

A elevação dos preços não se limita ao mercado interno. Os prêmios de exportação do óleo de soja também apresentaram um aumento, retornando aos patamares observados em junho de 2022. No entanto, do lado da oferta, há uma ligeira contração. Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de soja para esta temporada é de 147,35 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% em comparação à temporada passada.

incêndios soja

As exportações do grão também estão projetadas para diminuir, com estimativas indicando um volume de 92,43 milhões de toneladas, uma queda de 9,3% em relação à temporada anterior. Esse declínio na produção e nas exportações reflete-se no mercado global, onde a competitividade e a demanda por soja brasileira permanecem elevadas.

Com a valorização do dólar, o grão continua atraente no mercado internacional, fortalecendo as negociações e os prêmios de exportação. Entretanto, os desafios da produção interna e as variações na demanda global são fatores que exigem atenção constante dos produtores e exportadores.

Mesmo com uma produção e exportações levemente menores, o setor continua robusto, refletindo a importância para a economia brasileira. Os próximos meses serão decisivos para observar como esses fatores continuarão a influenciar o mercado e quais serão os próximos passos do setor. Veja mais notícias sobre o mercado da soja clicando aqui.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Sair da versão mobile