Desvalorização no mercado do sebo, faz com que preços fiquem estáveis
No Brasil, a gordura animal está cotada, em média, em R$1,90/kg. Em relação ao começo do ano, porém, houve queda de 26,9%.
A desvalorização melhorou a competitividade da gordura animal frente ao óleo de soja, o que colaborou com melhora na demanda por sebo.
No Rio Grande do Sul o produto está cotado, em média, em R$2,05/kg.
Para curto e médio prazos a expectativa é de que o mercado continue pressionado.
Sebo Bovino
É um produto obtido através do cozimento de subprodutos bovinos (constituído principalmente de ossos e vísceras). A matéria-prima utilizada na produção do Sebo Bovino é coletada em frigoríficos, açougues e casas de carnes, estando rigorosamente dentro das normas do Ministério da Agricultura.
No seu processo de fabricação recebe tratamento especial, visando aprimorar sua qualidade, principalmente para a utilização como ingrediente na alimentação animal por possuir grande valor energético. Nesta fase são retiradas as impurezas e a umidade, de forma a se obter um produto de qualidade superior.
Aplicação do produto
O sebo gerado neste processo industrial possui vasta aplicação, sendo utilizado na formulação de rações para suínos, aves e linha pet, seguindo especificações definidas pelo Ministério da Agricultura.
Além de sua utilização em Indústrias Químicas, higiene e limpeza, vernizes e lubrificantes, ácidos graxos e outros como indústria farmacêutica (glicerina), também é utilizado no segmento de Biodiesel, já comprovadamente considerada uma alternativa econômica ambientalmente viável.
Fonte: Scot Consultoria
Edição: Agronews