Preços do frango sobe em 2024

No mercado avícola, preços do frango se recuperam e exportações sofrem quedas

No cenário dinâmico do agronegócio brasileiro, o setor avícola vem protagonizando movimentos significativos neste início de ano. A recente reação nos preços dos produtos no mercado interno tem sido um ponto de destaque, impulsionada por uma série de fatores que têm impactado diretamente a demanda. Por outro lado, as exportações do país, que registraram recordes no ano anterior, enfrentaram uma queda considerável em janeiro, levantando questões sobre a estabilidade do mercado externo.

Neste início de mês, o mercado avícola teve uma reação significativa nos preços dos produtos dentro do mercado interno. Esta ascensão foi alimentada por diversos fatores, sendo a demanda crescente um dos principais motores desse movimento. Com o recebimento dos salários, ocorreu um aumento no poder de compra da população, o que impulsionou as compras, especialmente em preparação para o período do Carnaval, que se aproxima. A antecipação das vendas, típica dessa época do ano, contribuiu para esse cenário de alta nos preços.

Enquanto os preços do mercado interno encontravam um impulso positivo, as exportações da carne de frango enfrentaram desafios em janeiro. Após 2023 ser recorde, a queda nas exportações reflete uma desaceleração na demanda de importantes parceiros comerciais do Brasil, especialmente na Ásia e no Oriente Médio.

Em janeiro, o país exportou 404,9 mil toneladas de carne de frango, entre produtos in natura e processados, representando uma queda de 13,3% em relação ao mês anterior e 3,8% em comparação com janeiro de 2023. Essa diminuição nas exportações da carne de frango lança luz sobre a importância de diversificar os mercados de exportação e fortalecer as relações comerciais com novos parceiros, visando a sustentabilidade a longo prazo do setor avícola brasileiro.

Veja também: Produtores rurais devem atualizar cadastro no Siga-MT

Produtores o procedimento deverá ser feito no site da Sema, veja a seguirProduotres o procedimento deverá ser feito no site da Sema, veja a seguir.

Produtor, em caso de dúvidas entre em contato com o Suporte do Siga-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) convoca todos os proprietários e produtores rurais para atualizar o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-MT). O procedimento deve ser feito no site da Sema-MT (clique aqui).

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®

AGRONEWS® é informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

Previsão do tempo de dezembro 2024 à fevereiro 2025

Confira a previsão do tempo para o período de dezembro de 2024 e janeiro e…

2 horas ago

IMEA divulga Funding da Soja para a Safra 2024/25

Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…

6 horas ago

Preço do boi gordo segue em queda, confira!

Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…

6 horas ago

Produção de grãos pode chegar a 322,4 milhões de ton na safra 2024/25

A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…

7 horas ago

Desenvolver a computação quântica é fator estratégico para a agricultura do Brasil

Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…

11 horas ago

Mercado do arroz segue com pouca oscilação, confira!

No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…

24 horas ago

This website uses cookies.