O número de inscritos no programa Profissionais do Futuro cresceu 13% neste ano em relação a 2015. O programa de estágio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a FMC, recebeu 338 currículos de estudantes de Agronomia de todo país na edição deste ano.
Um diferencial é que a maioria dos currículos enviados desta vez é de São Paulo. Mato Grosso está em segundo lugar, e os dois estados juntos somam 155 candidatos. Ainda assim, 183 alunos estão divididos entre Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Responsável pelo programa, a analista de projetos Cristiani Bernini explica que a grande procura se deve às particularidades do Profissionais do Futuro. “Um dos maiores diferenciais do programa é sua duração. Enquanto os estágios das faculdades duram cerca de um mês, o nosso tem duração de cinco meses, o que permite aos participantes acompanhar todo o ciclo da soja, desde o preparo do solo até a colheita”, explica.
Neste ano, o calendário prevê o início do estágio para 1º de setembro. O término será no dia 31 de janeiro de 2017, quando os estudantes apresentam todo o trabalho desenvolvido ao longo da safra.
No total, a Aprosoja e a FMC disponibilizam 12 vagas, divididas nas quatro regiões produtoras de Mato Grosso. O resultado dos selecionados está previsto para 30 de junho.