Como elevar a produção e a produtividade agrícola no Cerrado brasileiro, de forma sustentável, até 2040?
Esta é uma das questões a serem discutidas por pesquisadores, professores, estudantes, agricultores , empresários rurais e tomadores de decisão, que estarão reunidos nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.
Com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas e apoiar agendas estratégicas de pesquisa e inovação voltadas para o desenvolvimento agrícola no Bioma, o I Seminário para construção de cenários para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado brasileiro 2019/2040 faz parte das ações do projeto Dinacer – Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro: análises, projeções e cenários futuros, coordenado pela Embrapa.
A partir da organização de informações sobre a dinâmica agrícola das últimas décadas (1940 – 2018), serão analisados aspectos como expansão, retração, transição e intensificação das atividades rurais no segundo maior bioma do Brasil, que abrange uma área de cerca de 200 milhões de hectares, o equivalente a 20 por cento da extensão territorial do País.
Estarão presentes à abertura do evento o diretor de Inovação e Negócios da Embrapa, Cleber Soares, o pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduação da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial, membro da Rede Brasileira de Prospectiva e da World Future Society (WFS).
Serviço
Dia 14 de agosto
Abertura – 9h – Diretor de Inovação e Negócios, Cleber Soares, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduração da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial.
9h20 – Palestra Provocações sobre o desenvolvimento sustentável no Cerrado – Pesquisador Eduardo Assad (Embrapa Informática Agropecuária)
10h – Debate
10h20 às 17h – Oficinas
Dia 15 de agosto
9h – Oficina Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro – Cenários 2040
Encerramento – 15h – Encaminhamentos – Elaine Marcial, Edson Bolfe e Edson Sano
Local – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte – final
Embrapa Sede – bloco D – auditório Biomas
Atendimento à imprensa
Kátia Marsicano – 3448 1861