Mercado Financeiro

Produção de ovos de consumo aumentou 2,66%; os destinados à incubação 4,43%, no ano de 2020

Os resultados ontem divulgados pelo IBGE complementando os dados finais sobre a produção de ovos de galinha de 2020 mostram que no exercício passado o volume produzido aumentou perto de 3% e atingiu a marca, recorde de 3,957 bilhões de dúzias – o equivalente a, aproximadamente, 132 milhões de caixas e a 47,5 bilhões de unidades.

Desse total, perto de 3,2 bilhões de dúzias – 80,72% de toda a produção e 2,66% a mais que em 2019 – corresponderam a produto destinado ao consumo. Já os (quase) 763 milhões de dúzias restantes corresponderam a ovos de incubação, cuja produção aumentou perto de 4,5% em relação ao ano anterior.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Notar, no caso dos ovos de consumo, que em apenas dois meses do ano – outubro e novembro – o volume produzido recuou em relação aos mesmos meses de 2019. O fato, com certeza, decorre das altas temperaturas registradas naqueles meses, causadoras, inclusive, da mortalidade de poedeiras em algumas partes do País.

A ressaltar que, deste levantamento, participam apenas estabelecimentos produtores de ovos com plantel de poedeiras comerciais ou reprodutoras superior a 10 mil cabeças. Portanto, seus resultados não correspondem ao total produzido nacionalmente.

https://agronewsbrasil.com.br/maranhao-supera-mato-grosso-entre-os-top-10-dos-estados-na-piscicultura-brasileira-em-2020-confira-a-lista/

Informação mais completa a respeito será obtida quando divulgados os dados de 2020 da Produção Pecuária Municipal (PPM), também do IBGE. A PPM de 2019 apontou, para o Brasil, produção total de 4,6 bilhões de dúzias de ovos, o que sugere que os números da tabela abaixo correspondem a volume em torno de 85% da produção brasileira.

produção de ovos

Por Ovosite

AGRONEWS – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados