Detalhando, enquanto o preço médio diário da caixa de ovos brancos apresenta índice negativo de 9% no decorrer do mês e obtém aumento de apenas 4,4% em relação ao praticado na abertura desse exercício civil, o milho obteve aumentos de 12% no decorrer de agosto e de quase 19% em relação ao início do ano. O Farelo de Soja, por sua vez, alcança índices positivos de 5% em agosto e de expressivos 41% no decorrer do ano.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O significado disso é uma grande perda na capacidade aquisitiva das matérias-primas por parte do produtor entre a abertura de agosto e o último preço recebido na comercialização dos produtos: de quase 19% na aquisição de milho e de 13,3% na aquisição do farelo de soja.
Porém, considerando para maior consistência comparativa o preço médio acumulado no decorrer do ano, enquanto o ovo apresenta crescimento de 28,8%, a evolução do milho e do farelo de soja alcançam, respectivamente, 34,2% e 34,5%.
Leia: Bolsonaro falo do agronegócio
Com isso, também se verifica perdas no poder aquisitivo do produtor de ovos na aquisição dos dois grãos, embora não tão expressivas como as verificadas no decorrer de agosto: no milho de 4% e no farelo de soja de 4,3%.
Por Avisite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz