Segundo Edeon Vaz Ferreira, alta no frete tem atrasado escoamento do milho e chegada dos fertilizantes.
Produtores de Mato Grosso estรฃo buscando alternativas para contornar a incerteza e o aumento dos custos decorrente do tabelamento do frete. Segundo Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Prรณ-Logรญstica do Estado, vรกrias iniciativas, como a compra de caminhรตes, jรก estรฃo sendo colocadas em prรกtica. โVocรช tem produtores que tinham caminhรตes e mantinham eles somente para a safra e agora estรฃo colocando esses veรญculos para rodar, e tem tambรฉm a locaรงรฃo de caminhรตes. O produtor aluga e contrata o autรดnomo como motoristaโ, disse Ferreira no 28ยบ Congresso Fenabrave.
De acordo com ele, em Mato Grosso, o tabelamento do frete tem resultado em alta de 30% a 50% nos valores do transporte, dependendo da regiรฃo. O principal problema estรก no escoamento da safrinha, porque a saรญda da soja atrasou. Com isso, jรก existem casos de milho a cรฉu aberto. โHรก tambรฉm a questรฃo dos fertilizantes, que ainda nรฃo chegaram. Comeรงamos o plantio em meados de setembro, entรฃo estรก apertadoโ.
O Movimento Prรณ-Logรญstica รฉ contra o tabelamento e espera que a medida seja considerada inconstitucional pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. Ele deve tomar uma decisรฃo apenas apรณs a audiรชncia pรบblica de 27 de agosto. โFrete รฉ reflexo de mercado. Se vocรช tem muito caminhรฃo e pouca carga, o valor cai. Se tem muita carga e pouco caminhรฃo, o frete sobe. O tabelamento รฉ uma defesa dos autรดnomos que nรฃo fecha a conta e estรก sendo ruim para eles mesmos, que estรฃo sem carga. E nรฃo รฉ bom para a sociedade, porque tem impacto no preรงo de vรกrios produtosโ, afirmou Ferreira.
Caso o ministro do STF considere a medida constitucional, o setor terรก que aguardar a publicaรงรฃo da nova tabela pela Agรชncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo Ferreira, o รณrgรฃo jรก afirmou que sรณ liberarรก uma nova versรฃo depois das audiรชncias pรบblicas. โA nossa previsรฃo รฉ que saia por volta de outubro. Atรฉ lรก vamos ter que nos virarโ.
Em relaรงรฃo ร dependรชncia do modal rodoviรกrio no paรญs, o diretor executivo acredita que o problema estรก nas longas distรขncias. โNรฃo vamos ficar sem o transporte rodoviรกrio. Precisamos alimentar as ferrovias e as hidrovias, entรฃo sempre vamos precisar dos caminhรตes. O que a gente busca รฉ que o caminhรฃo faรงa o frete curto: entre a unidade produtora e o trem ou a hidrovia e pare com esse negรณcio de transportar grรฃo por 2 mil kmโ. Segundo ele, os principais projetos de logรญstica para o escoamento de grรฃos de Mato Grosso tรชm avanรงado โ uns ainda na fase de estudos e outros jรก em obras.
Investimentos chineses
Sobre a possibilidade de os chineses investirem em infraestrutura no Brasil para facilitar o escoamento da soja, por conta da guerra comercial, Ferreira disse que ainda nรฃo tem visto nada de concreto. โOs chineses pensam muito para tomar uma decisรฃo. Atรฉ agora nรฃo decidiram nada. Entraram no mercado brasileiro comprando tradings, projetos de portos e empresas de engenharia. Mas ainda nรฃo houve manifestaรงรฃo deles de investir diretamente em uma ferrovia, uma hidroviaโ. Para ele, a inseguranรงa jurรญdica, a falta de bons projetos e a demora no licenciamento ambiental sรฃo problemas que podem afastar esses investimentos de empresas e governos estrangeiros.