GeralNotícias

Programa Agro da Gente facilita logística de transporte da agricultura familiar em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá implanta coleta de alimentos produzidos na zona rural cuiabana para fomentar agricultura familiar. Produtores terão apoio de um caminhão para a entrega dos alimentos. A ação faz parte do programa “Agro da Gente”.

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, visitou nesta quarta-feira (17), a comunidade de Mineira, localizada na região do Aguaçú, que faz parte da zona rural da capital Cuiabá, para oficializar a primeira entrega de alimentos da Associação de Agricultores Familiares ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas.

Durante o evento, o secretário aproveitou a oportunidade para informar aos produtores locais que a partir desta data eles podem contar também com o apoio da Prefeitura de Cuiabá para realizarem o transporte dos alimentos produzidos. A coleta será semanalmente, sempre as quartas-feiras. “Não adianta você só produzir com qualidade, se você ainda tem dificuldade no escoamento da sua produção, se tem dificuldade na comercialização. E é justamente neste sentido que a Prefeitura agora com seu caminhão, que trata do banco de alimentos, disponibiliza aqui para a região da Mineira, Marcolana, a logística necessária para que toda quarta-feira a produção colhida aqui possa ter o deslocamento assegurado.“, esclarece Vuolo.

Programa Agro da Gente facilita logística de transporte da agricultura familiar em Cuiabá

Segundo o secretário, além da logística, do apoio técnico e infraestrutura de irrigação que será implantada em breve, a comunidade passa a fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA da Prefeitura. Com isso, parte da produção já terá a sua comercialização garantida. “Isso também vai ser um instrumento a mais para garantir a comercialização direta. O que vai dar muito mais tranquilidade e condições para que o produtor possa fortalecer a sua economia aqui na zona rural“, finaliza.

A presidente da Associação de Agricultores Familiares de Mineira, Alessandra Carneiro, reconhece a iniciativa como uma grande ajuda às famílias e explica que com esta ação, muitos produtores que deixavam de produzir por não ter como transportar, agora retornarão à atividade. “Antes perdíamos muita mercadoria por não ter carro para transportar, mas agora nós ficamos muito gratos a Prefeitura, ao secretário Vuolo por tá nos ajudando.”, agradece Alessandra.

Programa Agro da Gente facilita logística de transporte da agricultura familiar em Cuiabá

Parte da produção será destinada ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas. A assistente social responsável pelo Mesa Brasil em Cuiabá, Jussara Teixeira, que também participou do evento, agradeceu a iniciativa e considerou a parceria muito importante no combate a fome. “Nosso trabalho é de resgatar das empresas, dos supermercados, as avarias deles. E hoje com esta parceria, intensificou ainda mais as nossas doações porque os produtos vem direto do produtor, produto limpo, produto novo, produto sadio, e vai para as mesas de pessoas que precisam muito, que estão em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregados, crianças e idosos. Então é muito importante esta doação proveniente desta parceria com a secretaria municipal e com todos os produtores daqui.“, agradece Jussara.

Com o nome bastante engajador, o “Agro da Gente” é uma inciativa da prefeitura de Cuiabá, executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sesc, Senar, Empaer, Sindicato Rural e Associação de Produtores. Esta ação visa proporcionar qualificação técnica na produção rural e garantir incentivo ao desenvolvimento agroindustrial da capital Cuiabá.

Para o Coordenador metropolitano da Empaer-MT, Nivaldo Ponciano, o papel realizado pela secretaria de agricultura do município é fundamental para conseguir reunir as entidades envolvidas no programa, para que juntas, possam usar esta força em prol do produtor rural. “A gente parabeniza a secretaria por este trabalho e acreditamos que a Empaer, juntamente com outros órgãos, vamos juntos apoiando o Agro da Gente, seja na parte técnica, seja na parte organizacional ou na parte de planejamento, poder em nosso objetivo final que é ajudar o agricultor familiar a prosperar. Com isso o consumidor, que é o o cidadão cuiabano, vai ter um produto de qualidade, sadio, que faz bem para a saúde e que vai alimentar a sua família.“, finaliza.

Assista abaixo a matéria produzida durante a visita a comunidade de Mineira, na região do Aguaçú.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS® Informação para quem produz

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados