Projeto “Marca Agro do Brasil” é a maior iniciativa de comunicação do setor já realizada no País e a ABMRA lidera essa mudança de cenário.
A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, mostrou que “7 a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro” e que o “Agro é um dos setores mais admirados pelos brasileiros”. Além das informações divulgadas na versão pública, o estudo também avaliou caminhos criativos e entendeu as mensagens que mais atraem, aproximam e despertam reações positivas para encantar a população brasileira. Esse é o ponto de partida para a construção do projeto “Marca Agro do Brasil”.

O projeto será formado por iniciativas que aproximarão a cidade do campo, com o objetivo de tornar o Agro uma paixão nacional. “Nas últimas décadas, o Agro brasileiro se desenvolveu muito: aprendeu a produzir mais em menos espaço, desenvolveu tecnologias, aplicou inovação no campo e avançou nas questões relacionadas à sustentabilidade, mas não evoluiu com sua comunicação nem construiu uma marca forte, deixando o setor vulnerável às ações daqueles que o detratam frequentemente”, ressalta Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).
Nicodemos utiliza exemplo para ilustrar o tema. A “8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural” mostrou que 54% dos produtores acreditam que sua imagem é regular ou péssima perante à sociedade. A ABMRA quer liderar a mudança desse cenário. A entidade foi eleita a curadora e mentora do projeto “Marca Agro do Brasil”, idealizado pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, cujo objetivo é posicionar corretamente o Agro.
O Marketing fora da porteira
Em julho do ano passado, durante o Fórum das Cadeias Produtivas, da 54ª Expoagro – que aconteceu no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá/MT, Ricardo Nicodemos mencionou que os empresários rurais – das 5 milhões de propriedades da agropecuária brasileira, precisam falar mais para serem entendidos do lado de fora da porteira do agronegócio. Esse foi o tom da palestra “Marketing fora da porteira”.
Nicodemos falou ainda sobre a proposta do setor ser melhor divulgada, entendida e ter sua importância reconhecida pela população. E como estratégia a adoção da comunicação regionalizada e a interlocução entre empresários do campo e comunicadores, como jornalistas e produtores de conteúdos profissionais. “Nós somos catalisadores de conteúdo para vocês (produtores). Temos que criar comitê de jornalistas. Trazer pessoas e criar comunicação simples e transformar conteúdo palatável, simples de forma que a população entenda os produtores.”, exemplificou ele sobre a importância da participação ativa dos profissionais de comunicação.
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