conecte-se conosco

Mundo Animal

Quantos anos vive um gato?

Publicado

em

Todo mundo sabe que os gatos têm sete vidas… mas quanto tempo exatamente eles costumam viver? A resposta? Depende

Essa é uma pergunta que todos deveriam se fazer antes de adotar um pet: quanto tempo é provável que ele viva? Se o seu novo gato tiver a sorte de viver uma vida longa, quantos anos ele passará ao seu lado? Há inúmeros fatores que afetam a expectativa de vida de um gato. Aqui estão todas as respostas às dúvidas que você pode ter.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Yoututbe

Vamos às estatísticas!

Se você realmente quer um número, vale a pena examinar as pesquisas mais recentes realizadas na França. Sabemos que a expectativa de vida dos gatos fica em torno de 15 a 20 anos. No entanto, alguns gatos vivem muito além do vigésimo aniversário.

Quais fatores afetam a expectativa de vida de um gato?

A raça do gato é muito importante. Pesquisas demonstram que a expectativa de vida varia muito de acordo com a raça. O Birman (também conhecido como Gato Sagrado da Birmânia), o Burmês, o Siamês e o Persa estão no topo da lista, enquanto o gato-de-bengala, o Abissínio e o Ragdoll são as raças menos longevas. No geral, gatos sem raça definida parecem viver mais do que gatos puros de raça. As fêmeas também têm uma expectativa de vida um pouco mais longa que a dos machos. E não é surpresa que os gatos domésticos vivam mais do que os gatos que vivem ao ar livre, os sem dono e os selvagens.

Leia também:  Glaucoma e catarata: saiba como podem afetar cães e gatos

Posso fazer algo para prolongar a vida do meu gato?

Claro que sim. Há várias coisas que você pode fazer para ajudar seu gato a viver uma vida longa e feliz e permanecer saudável.

Gatos são carinhosos

Fique de olho na pança do seu gato! Mantenha seu gato em um peso saudável para que ele tenha uma maior chance de viver até a velhice! Para isso, certifique-se de não alimentá-lo em excesso e incentive-o a se movimentar – por exemplo, brincando com ele e incorporando jogos à hora de comer.

Compre ração de qualidade

Tente comprar ração para gatos nutritiva e equilibrada. Leia o rótulo da ração e certifique-se de que tenha fontes específicas de proteína (frango, salmão, cordeiro, etc.) e não uma “carne” genérica. Tente evitar rações que contenham muitos cereais, pois estes costumam ser usados só para dar volume. Incentive seu gato a beber muito e ofereça ração úmida (sachê ou lata), que contém muita água.

Leve o seu gato ao veterinário para exames regulares

Idas regulares ao veterinário (uma vez por ano é suficiente, exceto no caso de uma emergência entre uma consulta e outra) podem ajudar a detectar qualquer problema o mais cedo possível e tratá-lo rapidamente. O veterinário também pode diagnosticar, tratar e prevenir parasitas, como pulgas e vermes, que podem prejudicar a saúde do seu gato (mas também a sua e a da sua família).

Leia também:  Veja 7 benefícios da convivência de pets e crianças

Mantenha seu gato feliz!

Gatos precisam ser estimulados. Você pode tornar o ambiente do seu gato agradável dando-lhe brinquedos ou uma árvore de gatos e providenciando cantos e poleiros aconchegantes pela casa. Mesmo assim, não há nada igual a compartilhar momentos especiais com seu pet, então tente passar um tempo com ele regularmente para mantê-lo feliz e contente.

Por que os gatos supostamente têm sete vidas?

Isso vem de uma antiga lenda egípcia, sendo o sete um número de sorte. Ao longo dos tempos e através das culturas, os gatos sempre foram vistos como animais esotéricos.

Qual a idade do gato mais velho do mundo? Qual gato detém o recorde?

De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, o gato mais velho do mundo era Creme Puff, uma fêmea nascida em 3 de agosto de 1967 que faleceu em 6 de agosto de 2005, aos 38 anos e 3 dias de idade! Isso é o equivalente a 168 em anos de gente… Creme Puff viveu com seu tutor Jake Perry em Austin, no Texas (Estados Unidos).

Leia também:  Vamos conhecer fatos e fakes do comportamento felino

Fonte: Bayer

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/como-adestrar-e-educar-caes-pastores/

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências