Quem é o produtor rural do futuro?

Na agricultura, assim como qualquer outro setor, ocorrem mudanças, e estar preparado é fundamental para se alcançar resultados melhores. Assim alguns elementos se destacam no produtor do futuro, e conhecer esses elementos torna mais fácil para se aperfeiçoar.

Iniciativa e proatividade

O produtor do futuro tem a iniciativa e começa atividades ou projetos que tem interesse, e não espera órgãos públicos tomarem iniciativa, mas sempre age com planejamento, realizando etapas pequenas de cada vez, e com visão de longo prazo. Ele não espera outras pessoas começarem para fazer as suas atividades, mas consulta técnicos para tirar dúvidas e tomar decisões, buscando, por exemplo, melhores datas de semeadura, formas de aplicação de insumos ou qualquer outra atividade, e sempre aprendendo com cada etapa.

Usa a tecnologia a seu favor

Os benefícios proporcionados pela tecnologia tem sido diversos, e usar isso a favor, como um trator com uma semeadeira que distribui sementes em 10 ha em 3 horas com apenas uma pessoa, enquanto semear manualmente exigiria 15 pessoas no mesmo tempo. Quando o uso da tecnologia torna a atividade rural mais prática, simples, menos onerosa, reduzindo custos no longo prazo, vem a somar e seu uso sempre vale a pena. Com a máquina a atividade é realizada mais rapidamente e torna as praticas culturais rápidas também, aumentando sua eficiência, e por consequência as culturas agrícolas produzem mais. O uso de máquinas e tecnologia possibilita que o agricultor e sua equipe deixem de realizar atividades desgastantes e foquem em outras atividades que exijam pensar mais. Não usa a tecnologia a seu favor quando o produtor compra um bem apenas para ter e não utiliza, compra uma máquina apenas porque seu vizinho comprou, ou quando compra uma máquina mal dimensionada, ficando o bem ocioso e depreciando, gerando custos.

Enxerga oportunidades

O produtor do futuro não reclama da estrada com buracos, mas ele tampa os mesmos, e recebe na sua casa o caminhão da empresa que vai buscar sua produção, que antes não buscava devido a estrada ruim, mas ele cobra de seus representantes melhorias na infraestrutura. O agricultor do futuro é como se utilizasse um óculos especial, enxergando apenas oportunidades em cada atividade que participa e faz, e vendo um mundo diferente das demais pessoas, podendo sempre ter a oportunidade de apreender. Para algumas pessoas folhas e dejetos de animais são lixo, e são jogados fora, mas para o agricultor do futuro são excelentes materiais para utilizar como cobertura morta e adubação na lavoura.

Gestão

O produtor do futuro tem a mão resultados das últimas safras, sabe quanto está sendo o investimento em adubação por hectare, a produção por hectare, e no final do dia ele registra as informações para auxiliar em decisões futuras. Com base nas suas informações anotadas, ele sabe o custo fixo da sua produção e quanto terá de custo variável, assim como se é viável (uma oportunidade) plantar uma nova cultura ou não. O produtor do futuro pensa estrategicamente e planeja suas atividades ao longo do ano, com base nos seus objetivos e resultados que busca alcançar, sempre dividindo em etapas menores, e que no final o conjunto, seja o resultado maior.

Liderança e equipe

O bom desempenho da atividade rural depende de um bom desempenho de uma equipe, por mais que a equipe sejam apenas o agricultor e seu filho. Estar bem alinhado e em sincronia com a equipe, de modo que cada membro da equipe entenda a importância do trabalho que está realizando, é fundamental para que se tenha sucesso. As pessoas querem saber o porquê estão realizando aquela atividade ou porque tem que fazer daquela forma, e o produtor do futuro sabe disso, e explica cada atividade e os resultados que obterão fazendo daquela forma. O Agricultor do futuro sabe que uma equipe proporciona resultados melhores quando se sente valorizada, quando tem abertura para dar opinião e dar ideias, ou é desafiada, e que salário não é o principal fator para estimular a equipe. Toda a equipe tem o líder, por mais que a equipe seja apenas o agricultor, por realizar atividades de compra, produção, venda, ele é sim um líder, e fazer e dar o exemplo é a melhor forma de liderança.

Alguns produtores do futuro já estão entre nós, trabalhando, desempenhando suas atividades, e alcançando resultados extraordinários, e tem mais um fator que está presente em todos eles: vontade de aprender. A capacidade de aprender todos nós temos, basta termos vontade, e utilizarmos esse conhecimento a favor de uma agricultura melhor, uma atividade rural com resultados melhores, e com geração de renda no campo.

Por: Célito Pescador Mezzari – Engenheiro Agrônomo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.