Mundo AnimalNotícias

Ragdoll: gato com comportamento semelhante aos cães

Conhecida como uma raça de gatos que possuí comportamento semelhante aos cães, os ragdolls são altamente treináveis, algo que não é muito comum quando falamos de felinos domésticos. Confira a seguir um pouco mais deste gato alegre:

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

Ragdoll significa “boneca de pano”, indica uma característica deste animal que é relaxar completamente quando pegado no colo. É tão dócil que permite ser jogado de um lado para o outro, algo que a maioria dos gatos não aceitam.

É um gato gentil e calmo, e uma vez escolhido um dono o acompanhará permanentemente. São caseiros, por sua docilidade, são totalmente indefesos quando livres, portanto são gatos para viver em ambiente interno, sendo ideais para criação em apartamentos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Dados importantes sobre a raça

  • Origem: Estados Unidos (EUA);
  • Peso do Macho: 6 à 10 kg;
  • Peso da Fêmea: 4 à 7 kg;
  • Expectativa de vida: 12 à 17 anos.

Temperamento

Seu temperamento é tranquilo sendo muito fiéis aos donos. Truques como pegar a bolinha podem ser facilmente ensinados com a técnica do reforço positivo. São gatos bastante dóceis e cheios de energia, convivem em harmonia com outros animais, principalmente os cachorros. Os Ragdolls convivem bem com crianças.

Os gatos dessa raça geralmente são bem maiores em relação aos demais. Não muito populares no Brasil, seus criadores estão ganhando força nos últimos anos.

Com certeza, você vai adorar ter um gatinho dessa raça. Afinal de contas, não é difícil achar um Ragdoll de características tão encantadoras, como as que descrevemos. O melhor é que a mesma doçura também faz parte da personalidade do bichano.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Inteligência

Ragdoll - Créditos Agronews
Ragdoll – Créditos Agronews

Os gatos da raça Ragdoll são considerados praticamente cães por seu comportamento diferenciado. O que isso quer dizer? O Ragdoll gosta muito de brincar, fazer truques… Onde está a surpresa nisso? Pela forma que ele demonstra essa energia. No caso dos Ragdolls, você pode jogar bolinhas e brinquedos para ele buscar, você pode ensinar diversos truques.

Ao chegar em casa, o mesmo pedirá colo, ficando em pé em apenas 02 (duas) patas, como fazem os cachorros, pedindo colo, demostrando carinho.

Os Ragdolls são considerados gatos muito obedientes e com grande capacidade de aprendizado. Além disso, o Ragdoll é considerado “gato inteligente”, aliás inteligência é uma das suas principais características. Você não vai vê-lo se metendo em encrencas como, entrar numa caixa que ele não saberia sair ou subindo num muro sem saber como faria para descer. Eles costumam ser caseiros e extremamente apegados ao seu dono.

Curiosidades

Ao contrário do que muita gente pensa, o adestramento não é uma técnica exclusiva dos cães. Muito pelo contrário, algumas raças de gatos são super inteligentes, habilidosas e obedientes. Esse é o caso do gato Ragdoll, que tem uma inteligência enorme.

É muito fácil de ensinar truques e outros comandos para o bichano: basta utilizar a técnica do reforço positivo que ele aprende rapidinho. As recompensas funcionam como uma espécie de estímulo para que o animal repita o movimento quando você pedir. O Ragdoll aprende a dar a pata, sentar, deitar e muito mais! Confira mais algumas curiosidades a seguir:

  1. Seu tamanho gigante faz dele um dos maiores gatos do mundo;
  2. Apesar do seu tamanho, o Ragdoll é um gato ideal para apartamentos;
  3. Ele passa por “surtos de crescimento” com desenvolvimento lento até atingir seu tamanho normal;
  4. A raça é conhecida como gato que parece um cachorro por sua personalidade sociável;
  5. É um gato facilmente adestrável.

Você que busca um animal dócil, gentil e companheiro acabou de encontrar seu parceiro ideal!! Nos conte sua experiência com esse bichano alegre abaixo nos comentários.

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados