Reflexões de Anitta: a cantora usou seus stories no Instagram para falar de veganismo. A artista que aderiu à dieta vegana, se confundiu e afirmou que as vacas só produzem leite quando estão grávidas.
Após essa confusão, a cantora virou assunto nas redes sociais e foi desmentida por especialistas no assunto, acompanhe.
Reflexões de Anitta
“Para você tirar leite da vaca todo dia de manhã para o resto da vida, ela tem que estar grávida para sempre, né? A vaca não dá leite assim, não é um bicho que dá leite do nada. A vaca, para dar leite, tem que estar grávida, tem que ter um filho. A vaca é igual aos animais. Minha teta está aqui, mas não estou dando leite”, disse. No entanto o animal pode produzir leite até dois anos após a gravidez.
“É por isso que parar de comer carne, mas continuar consumindo alimentos como queijo, leite, iogurte dá no mesmo, porque o impacto ambiental é o mesmo para essa questão da agropecuária”, disse ainda.
“É ainda pior, porque tem que ter um monte de bezerro o tempo inteiro, enche a vaquinha de hormônio para ela sempre estar pronta para engravidar, tem que ter bezerro o tempo inteiro, e o bezerro é tirado da mãe. Eles tiram o bezerro, deixam-no lá paradinho e criam o baby beef”, afirmou ela, no entanto, esse corte é do miolo de alcatra.
Especialistas rebatem afirmação da cantora
Doutora em reprodução animal rebate as reflexões de Anitta e crítica a celebridade explicando como a intervenção dos produtores possibilita a sobrevivência dos bovinos. Veja!
Roberta Züge, doutora em reprodução animal pela Universidade de São Paulo (USP), diz que a fala da celebridade demonstra ignorância sobre o tema. “Ela pode não saber, mas utiliza muitos produtos de origem animal. Quando você vai tirar sangue, por exemplo, o líquido no fundo do frasco é heparina, feito a partir de vísceras de bovinos e suínos. Tem também o surfactante, que é extraído do pulmão bovino e permite que bebês prematuros sobrevivam”, diz.
O agrônomo Xico Graziano usou as redes sociais para criticar Anitta. No Twitter, ele afirmou que o vídeo “é bizarro”. “O ambientalismo virou uma palhaçada na boca desses artistas”, dispara.
Especialista em ética e responsabilidade social, Roberta destaca que os produtores não têm motivos para maltratar os animais, já que o bem-estar da criação implica diretamente na quantidade e qualidade de leite produzido. “É claro que existem pessoas com procedimentos inadequados, mas isso também acontece em tratamentos de pessoas. Precisamos evoluir como sociedade”, afirma.




