Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul

Universo Pecuária é uma iniciativa do Sebrae-RS. Evento aconteceu em um espaço dedicado à inovação e contou com a participação de seis startups voltadas para a pecuária.

Inovações no Universo Pecuária

Oi, eu gosto muito de churrasco, mas não posso comer”, disse o robô Maximus para um menino que visitava a Arena da Inovação do Universo Pecuária (UP) – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, de Lavras do Sul (RS). O espaço – de 600 metros quadrados – voltado às novas tecnologias no agronegócio foi instalado na Pista de Laço do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul e recebeu, a cada dia do evento, seis startups. O UP começou na última terça-feira e encerrou neste domingo (6/11).

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
2 – Robô atraiu a atenção de crianças e adultos – Foto Alex Garcia

O robô humanizado encantava não só as crianças, mas também os adultos. Os pequenos, no entanto, precisavam olhar para o alto para conseguir observar Maximus, de 1,60 metro de altura, quando estava parado. Ao se movimentar, a atração ficava ainda maior. O robô interativo, que ficava logo na entrada da Arena da Inovação, foi trazido ao Universo Pecuária pela empresa carioca Futuremedia, que, em setembro, levou um cachorro-robô para a 45ª Expointer, em Esteio (RS).

Maximus interage com o público e foi programado para responder seis perguntas sobre temas como Lavras do Sul, churrasco e Universo Pecuária, segundo o técnico Marco Augusto, da Futuremedia. A advogada Daniele dos Anjos viajou de Caçapava do Sul até Lavras do Sul para a filha Maria Antônia, de 4 anos, brincar na feira. Primeiro, a menina olhou desconfiada para o robô, mas depois ganhou confiança e brincou com a novidade, construída em liga de carbono e que pesa 140 quilos. “Eu já tinha visto um robô no Tribunal de Contas, mas é bem legal”, analisou a profissional.

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
Maria Antônia e a mãe Daniele, de Caçapava do Sul, se encantaram com o robô – Foto Alex Garcia

Soluções

A Parvin, de Porto Alegre (RS), apresentou o Gerensia, um aplicativo que conecta a contabilidade ao campo. O app tem funcionalidades como controle em tempo real sobre as operações financeiras da propriedade, acesso às informações de faturamento, despesas, custos e investimentos, além de facilitar o cálculo de rentabilidade da propriedade e dos produtos comercializados. “Com o app, o produtor tem a gestão do agronegócio na palma da mão”, explicou Patrick Lima do Nascimento.

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
4 – Espaço foi muito visitado durante o Universo Pecuária – Foto Felipe Ulbrich

A Capataz, de Quaraí (RS), levou o Capataz, uma solução para gerenciar a pecuária de corte, ovinos e equinos. “A ferramenta permite a gestão do estoque animal, sanidade, suplementação, escores produtivos, despesa, planejamento financeiro e forrageiro”, detalhou o CEO da Capataz, o engenheiro agrônomo Ivo Wagner.

A Arena da Inovação também foi palco de pitchs, espécie de disputa entre startups que pretendem apresentar seus negócios a investidores. Durante os seis dias de feira, as startups se revezaram para apresentar ao público serviços e tecnologias inovadoras voltadas à pecuária sustentável. Quem visitou o espaço também pode conferir uma programação diária com palestras e painéis sobre novas tecnologias voltadas para o agronegócio. “O público pode acompanhar, por meio desse palco, muito conteúdo e conhecer o que o agro oferece em tecnologia, inovação e sustentabilidade”, avaliou a Analista de Articulação de Projetos do Agronegócio do Sebrae-RS, Cibele Bolzan Scherer.

Ela disse que a presença do público foi excelente, com muita interação, programação viva com palestras e presença de startups mostrando as principais tendências e o futuro da pecuária brasileira. Mas a grande atração, diz ela, foi o robô. “Eu penso que foi um dos pontos máximos da arena, e com certeza o público que frequentou nos deu esse retorno e saímos muito satisfeitos”, completou.

Por Assessoria

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *