Segundo pesquisa realizada pela EMBRAPA, desempenho varia entre regiões em função da temperatura e disponibilidade de água.
Temperaturas altas e ocorrência de chuvas são condições propícias para o pecuarista fazer a adubação nitrogenada na pastagem.
A adubação nitrogenada é uma prática eficiente para melhorar a produtividade e a qualidade da pastagem. No entanto, a eficiência da aplicação de Nitrogênio (N) depende de condições climáticas favoráveis: temperatura e disponibilidade hídrica.
De acordo com pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, SP, esta época do ano, com temperaturas altas e ocorrência de chuvas, é adequada para o pecuarista fazer a adubação nitrogenada da planta forrageira. No estado de São Paulo, de modo geral, a fertilização com Nitrogênio, pode ser recomendada entre outubro e março.
Pesquisadores da instituição utilizaram a modelagem matemática para estimar a eficiência de uso de N nas pastagens de São Paulo e saber qual o melhor período do ano para sua aplicação. Segundo o agrometeorologista José Ricardo Pezzopane, é importante conhecer o clima para melhorar a efetividade da adubação nitrogenada.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...