O montante já está sendo depositado automaticamente para quem tem conta poupança no banco.
A Caixa Econômica Federal começou hoje (13) a pagar aos trabalhadores de todo o país até R$500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme assegurado pela Medida Provisória (MP) 889/2019.
No Rio de Janeiro, as agências da Caixa ficaram movimentadas com pessoas interessadas em sacar os valores.
“Movimenta a economia, visto que estamos aí todos com problemas financeiros. Então é uma ajuda. Mas no meu caso, não foi muito. É mais pra acertar pequenas dívidas. Pouca coisa, mas vale a pena. Saiu na hora certa”, disse a gestora ambiental, Fátima Clemente. Ela conta que na zona norte da capital fluminense, onde mora, encontrou filas nas agências. “Lá no Meier, os bancos estão cheios. Aqui no centro, encontrei os bancos mais vazios. Como eu já tinha que vir pra cá, foi melhor deixar para sacar aqui“, explicou.
O depósito automático para quem tem conta poupança segue o calendário de mês de nascimento. Por enquanto, ele está sendo realizado para quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril. Os próximos a ter acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, recebem os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
O chefe de cozinha Erisberto Lima chegou a se deslocar até uma agência, mas conforme os critérios estabelecidos, não conseguiu ter acesso aos recursos. “Fui orientado a retornar só no dia 27“, disse. Ele avalia que o dinheiro chegará em bom momento. “Ajuda a colocar em dia as contas atrasadas“, acrescentou.
Saque FGTS
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão pelo Internet Banking ou pelo aplicativo de celular. Para quem não têm conta poupança na Caixa aberta até o dia 24 de julho de 2019, o calendário de saque começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.