O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior, está na Noruega para participar da feira Aqua Nor 2019, que ocorre em Trondheim. Segundo Seif, Brasil e Noruega estão estudando a possibilidade de firmar uma cooperação técnica que facilite e promova o desenvolvimento da pesca, da aquicultura e da sanidade pesqueira brasileira.
“É um dos maiores produtores de pescado do mundo, com tecnologia diferenciada tanto na área da pesca, como de aquicultura. Possui excelente sistema de defesa sanitária, incluindo alguns dos melhores laboratórios do mundo”, afirmou Seif.
Na solenidade de abertura, nessa terça-feira (20), no Centro de Convenções Spektrum, estiveram presentes autoridades norueguesas como o príncipe Haakon Magno, o ministro da Pesca da Noruega, Harald Tom Nesvik.
Especializada em aquicultura, a Aqua Nor acontece a cada dois anos desde 1979 e é um ponto de encontro da indústria internacional, que se reúne para conhecer as novidades e inovações da aquicultura mundial. Nesta edição, a feira comemora 30 anos e sustentabilidade foi o tema principal. A feira, que tem 690 expositores de 26 países, vai até esta sexta-feira (23).
Na Noruega, o secretário também participou de um seminário sobre biossegurança. Segundo Seif, autoridades norueguesas e chilenas apresentaram preocupações e cuidados sobre as fazendas marinhas de truta e salmão, bem como doenças e preocupações com disseminação de pragas. Na cidade de Ålesund, o secretário irá conhecer produtores de Bacalhau e fazendas de Salmão.
Ainda está programado um encontro do secretário de Aquicultura e Pesca brasileiro com o ministro da Pesca norueguês para, entre outros temas, dar continuidade à implementação do memorando de entendimento, que estabeleceu dois eixos prioritários: desenvolvimento científico e tecnológico da aquicultura e ordenamento aquícola e pesqueiro.
Na semana que vem, o secretário participará da 10ª reunião do Subcomitê de Aquicultura da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
Informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]