A Embrapa realiza dia 24 de agosto, quinta-feira, o seminário “Novas Gramíneas Forrageiras: produtividade, resistência e nutrição com qualidade”. O evento acontecerá a partir das 9h30, no auditório da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG
O seminário será promovido pelo Escritório de Negócios da Embrapa Produtos e Mercado de Sete Lagoas-MG, para apresentar as cultivares de Panicum, BRS Quênia e BRS Zuri, e a Brachiaria BRS Ipyporã, lançadas pela Embrapa.
“Vamos reunir técnicos, consultores, produtores, revendedores de sementes e estudantes do segmento agropecuário para mostrar as vantagens dessas forrageiras na formação e reforma de pastagens”, informa o analista Marcelo Dressler, da Embrapa Produtos e Mercado, citando ainda que “será uma grande oportunidade de interação entre os elos da cadeia agropecuária em Minas Gerais”.
No período da manhã, o presidente da Cooperativa Central Itambé, Marcelo Candioto, vai falar sobre o “Cenário das pastagens em Minas Gerais”. Em seguida, o pesquisador Carlos Augusto de Miranda Gomide, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) apresentará as duas novas cultivares de Panicum maximum para sistemas intensivos de produção: BRS Zuri e BRS Quênia.
À tarde, o pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, vai realizar uma palestra com o tema “Cigarrinhas-das-pastagens e mecanismos para mitigação de pragas – cenários futuros fitossanitários”.
Para apresentar a BRS Ipyporã, um híbrido de braquiária com elevada resistência à cigarrinha-das-pastagens e de alto valor nutritivo, foi convidada a pesquisadora Denise Baptaglin Montagner, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).
Na ocasião, a assessora técnica Olaiana Costa de Oliveira Gomes, da Associação para o fomento à pesquisa de melhoramento de forrageiras (Unipasto), vai falar sobre a atuação da empresa na disseminação de cultivares de gramíneas forrageiras. A Unipasto congrega os produtores de sementes de forrageiras licenciados pela Embrapa. Os participantes terão, também, a oportunidade de fazer um giro tecnológico para conhecer as cultivares em campo.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de agosto pelo e-mail [email protected].
Mais informações pelo telefone (31) 3027-1323.
Fonte: Embrapa