A atividade no campo exige treinamento de mão de obra e esterilização dos materiais
Estamos na semana antecede o início da Campanha de Vacinação da Febre Aftosa, em 1º de novembro. Atento à demanda e ao nível de qualificação exigidos na dinâmica de imunização, o Senar Mato Grosso do Sul oferece gratuitamente o Curso de Aplicação de Medicamentos em Bovinos. A capacitação gratuita é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (28).
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
A febre aftosa é uma patologia que acomete, entre outros animais, os bovinos e bubalinos. Apesar de não ter registro da doença no Brasil há mais de dez anos e uma cobertura vacinal de praticamente 99% nas últimas campanhas, manter o protocolo na dinâmica de imunização é essencial para a preservar e conquistar novos mercados, a partir de uma carne de qualidade, segurança alimentar e garantias sanitárias.
Cuidados com o armazenamento das doses e a aplicação da vacina são ensinados na capacitação gratuita do Senar/MS. “Os medicamentos devem ser conservados em temperaturas entre 2° e 8° centígrados. Já a aplicação correta deve ser feita na chamada ‘tábua’ do pescoço e alcançar a parte subcutânea, método padrão, independente do peso e tamanho”, esclarece o instrutor Wilson Pereira, acrescentando que os animais devem estar no tronco de contenção para melhor administração de medicamentos injetáveis.
Saiba como calcular arroba do boi corretamente
Se engana quem pensa que os abscessos – os chamados ‘caroços’ – são causados pela injeção. “É mito. Cerca de 80% desses casos têm origem na falta de higiene com os itens utilizados como pistolas, dosificadoras e agulhas. Ferver o material e seguir os cuidados necessários é essencial no resultado final da aplicação de vacinas no rebanho”.
O curso tem carga horária de 24 horas. As próximas agendas estão com 12 vagas disponíveis. Ficou interessado? Acesse senarms.org.br ou procure pelo sindicato rural do seu município e solicite a capacitação.
Por Ellen Albuquerque – Famasul
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz