Seu gato consome pouca água? Temos a solução

Seu gato consome pouca água? Temos a solução

<!–[CDATA[

Seu bichano consome pouca água? Cada vez mais os tutores de gatos buscam conhecimento sobre o bem-estar de seu pet, mas poucos sabem como estimular o consumo correto de água, isto pode trazer graves consequências a saúde dos felinos

A água representa de 60% a 75% do peso de um felino adulto, por isto, é de suma importância a ingestão do líquido regularmente. São inúmeras os benefícios do consumo de água consciente dos felinos, ela regula a temperatura corporal dos animais pois permite que o sal e outros eletrólitos possam transitar pelo organismo do gato e pode evitar inflamações no trato urinário do bichano.

O gato deve beber aproximadamente a mesma quantidade de água que o número de calorias que ele consome, a ração para este animal pode conter de 7% a 12% de água, enquanto os alimentos enlatados podem chegar a apresentar até 80% de água, por isto, os animais que comem apenas alimentos secos não vão obter a quantidade de água que seu corpo precisa.

Em comparação a outros animais, como por exemplo os cães, os gatos possuem pouca sensibilidade à sede, oque faz com que seu consumo seja baixo, isto permite o surgimento de inflamações no trato urinário do felino.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Principais sintomas de inflamação urinária

Quanto antes descoberto, menor o risco dele afetar outros órgãos e melhor o tratamento. Fique atento aos seguintes sinais que demonstram que seu gato está com inflamação urinária:

•Sangue na urina;
•Dor ou dificuldade para urinar;
•Falta de apetite;
•Lambedura excessiva da genitália;
•Urinar em locais fora do costume.

Caso seu gato apresente estes sintomas, é indicado uma consulta no veterinário. Ele pode solicitar exames, como ultrassom, raio-X, exame de urina e sangue, para chegar à causa do problema.

Tipos de doença urinária

•Cistite: Inflamação na bexiga que ocorre pelo acúmulo de bactérias, má-formação no nascimento, formação de cálculos;
•Nefrite: Causa inflamação nos rins, e é considerado grave. Surge a partir da evolução da cistite em gatos, dificultando a filtragem do sangue que favorece o acúmulo de compostos prejudiciais no organismo.

Má alimentação e uso excessivo de medicamentos também podem ser responsáveis pelas inflamações, pois alteram a composição da urina, mas o principal fator é o baixo consumo de água.

Por estes motivos estratégias devem ser elaboradas por seus tutores, pensando nisso, o AGRONEWS® elaborou 5 dicas para estimular a ingestão de água dos felinos:

1- Mantenha a tigela limpa
Limpe a tigela de água todos os dias, os felinos são muito higiênicos e possuem um olfato muito sensível, se ele perceber algum cheiro estranho é bem provável que ele não consuma a água, além de que recipientes mal cuidados podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias. É recomendado o uso de recipientes de aço inoxidável, pois a de plástico libera toxinas que podem causar malefícios ao animal.

2- Bebedouro-fonte
O bebedouro-fonte é um importante aliado para incentivar o consumo de água, ele atua como uma fonte pois cria um fluxo de água corrente, oque é muito atrativo para os felinos. Seu funcionamento é automático, oque auxilia os tutores que não estão sempre em casa, além de oferecer água fresca para os bichanos.

3- Ração úmida
Como já mencionado, sachês e enlatados possuem 80% de água, possui mais umidade que a ração seca e são bem mais atrativos para os gatos, então além de ter uma nutrição correta ainda ajuda o seu bichano a se hidratar.

Especialistas recomendam a utilização deste produto algumas vezes por semana, mas alguns tutores utilizam como um petisco adicional.

4- Gelo no bebedouro
Está opção é ótima para tutores que passam horas longe de casa e não pode ofertar água fresca com frequência e também é recomendado para dias quentes. Ele derretera aos poucos e manterá a água em uma temperatura agradável para seu felino.

5- Água saborizada
Se o seu gato é fã de ervas aromáticas como alecrim, catnip e hortelã, uma dica é colocá-las dentro do potinho de água. Isso serve como uma ferramenta de enriquecimento ambiental e estimula a ingestão do líquido.

Adicionar caldo de galinha ou algumas gotas de suco de atum (embalado em água, não óleo) também tornará a água mais atraente para o animal, só certifique-se que o sabor não inclua muito sal, pois não faz bem a saúde dos felinos.

Você já pratica ou sabia dessas dicas? A melhor forma para descobrir qual maneira será mais efetiva e atrativa para seu felino beber água, será oferecendo várias opções para ele escolher. Lembre-se que a hidratação é um assunto sério e pode causar diversos problemas no seu bichano!

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

Sair da versão mobile