Mundo AnimalDestaqueNotícias

Shih Tzu é eleito o Melhor Cão do Mundo em 2022

World Dog Show Brasil elegeu BR Pepper’s Shade of Joy, cão de criação brasileira, como o melhor cão exemplar da exposição

  • Evento aconteceu de 8 a 11 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais de 48 horas de julgamentos e média 3.000 de visitantes por dia;
  • World Dog Show foi assistido por mais de 50 mil pessoas ao vivo pela Internet;
  • Mais de 4 mil cães vindos de todo o mundo participaram: Taiwan, Rússia, Japão, Coreia, Canadá, Europa, Estados Unidos e países da América Latina;
  • Essa foi a terceira vez que o World Dog Show aconteceu no Brasil. A primeira vez foi em 1972 e a segunda, em 2004. Ambas no Rio de Janeiro;
  • World Dog Show Brasil 2022 reuniu mais de 100 juízes de todo o mundo que elegeram os melhores cães do mundo de cada raça e os melhores de todos nas classes adulto, jovem e filhote;
  • World Dog Show 2022 é o maior evento de cães de raça do mundo e acontece anualmente em uma grande cidade. São Paulo sediou evento pela primeira vez, que entra para a história de maior show de cães de todas as Américas.
melhor cão do mundo
BR Pepper’s Shade of Joy, um cão brasileiro, da raça Shih Tzu, foi eleito o Best In Show – ou o Melhor Cão do Mundo – no World Dog Show Brasil 2022

Depois de uma maratona de provas, BR Pepper’s Shade of Joy, um cão brasileiro, da raça Shih Tzu, foi eleito o Best In Show – ou o Melhor Cão do Mundo – no World Dog Show Brasil 2022. A disputa aconteceu neste domingo, 11, no Expo Center Norte, na capital paulista. Em segundo lugar ficou um Jack Russell Terrier, seguido por um Akita Americano. A quarta posição foi ocupada por um Cocker Spaniel Inglês e um Fila Brasileiro completou o pódio.

“Esse trabalho começa desde muito cedo e a Joy ainda é super jovem, tem só 19 meses, mas já vem ganhando muito destaque, como esse Best in Show de hoje. Estamos muito felizes“, comemora o handler Charly Andrade. “O nosso World Dog Show foi um espetáculo. A Shih Tzu se mostrou muito bem, é linda, tem uma cabeça excepcional, movimentação perfeita, um condicionamento fantástico. Por isso, na minha opinião, foi a que mais merecia essa vitória”, afirma Fábio Amorim, árbitro responsável pela escolha da cadela e presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC.

Mais de 4 mil cães vindos de todo o mundo participaram: Taiwan, Rússia, Japão, Coreia, Canadá, Europa, Estados Unidos e países da América Latina. Ao todo foram 55 países participando da competição, que começou no dia 8 de dezembro e teve ainda uma exposição dedicada inteiramente às raças brasileiras. Ela comemorou os 100 anos da Cinofilia no Brasil, iniciada em 1922.

Artigos relacionados
melhor cão do mundo
Jack Russell Terrier – 2° lugar

São Paulo sediou pela 1ª vez o World Dog Show, que acontece anualmente em uma grande cidade do mundo, reunindo criadores de todo o mundo e apaixonados por cães para uma verdadeira maratona de competições. Para ser eleito o melhor cão do mundo, o animal precisa estar o mais próximo possível do padrão da sua raça – documento que registra a origem dela e suas principais características.

Excepcionalmente, 2022 teve dois World Dog Shows. Em junho deste ano, a edição 2020 – impedida pela pandemia de COVID-19 -, aconteceu em Madrid. “Isso mostra que o mundo canino não compete entre si, somos como uma família, somos irmãos. A reação da Confederação Brasileira de Cinofilia para ajudar a Real Sociedade Canina de España – RSCE foi fabulosa. A reação da CBKC em solidariedade para que pudéssemos realizar nossa sonhada mundial foi essencial. Sempre estaremos agradecidos pela generosidade, nunca vamos esquecer o que os brasileiros fizeram por nós”, destaca o árbitro espanhol e presidente da RSCE Miguel Doval.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

“É o maior show da história das Américas. Estamos muito felizes e satisfeitos. O comitê organizador fez um grandioso trabalho”, pontuou Tamás Jakkel, presidente da Federação Cinológica Internacional – FCI, que reúne os clubes de cães de raça em mais de 90 países em todo o mundo. O World Dog Show Brasil 2022 ainda premiou os Melhores Cães nas seguintes categorias: Best in Show Veterano, Best in Show Jovem, Best in Show Filhote e Promessa Mundial Filhote e Promessa Mundial Inicial. Houve ainda a premiação do Melhor Cão do Mundo entre as Raças Brasileiras.

As classes coletivas, que avaliam a homogeneidade e, também, são importante parâmetros para a criação foram premiadas com os seguintes títulos: Melhor Parelha (com dois cães de sexos opostos da mesma criação, avaliados por sua semelhança), Grupo de Criação e Melhor Progênie.

melhor cão do mundo
Akita Americano – 3° lugar

Para acontecer, o World Dog Show contou com uma produção de mais de quatro anos, reunindo um time com mais de 100 juízes especialistas em cães de raça. No Brasil também aconteceu a primeira competição oficial de Grooming da FCI na história, modalidade que avalia o talento de groomers na tosa adequada para cada cão. Durante a programação, esportes caninos como o Agility, DogCross, Pastoreio, Obediência, Mondioring e Freestyle fizeram a alegria do público que lotava as arquibancadas. 

Todos os resultados, por raça, e no detalhe completo estarão disponíveis em breve no site oficial do evento: https://www.worlddogshow2022.com.br/resultados. O World Dog Show Brasil 2022 contou com patrocínio da Royal Canin, Premier, PURINA Proplan, FARMINA, Fórmula Natural, Ceva e apoio institucional da LABOKLIN, Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, SP Turismo e Visite São Paulo.

A próxima parada da Copa do Mundo dos Cães é em Genebra, na Suíça. O evento acontecerá entre 24 e 27 de agosto de 2023 no Palexpo. Mais informações já estão disponíveis em www.worlddogshow.ch.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados

Escreva um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo