Soja: confira a estimativa de oferta e demanda

O Imea divulgou a terceira estimativa de 2022 para a oferta e demanda da soja em Mato Grosso

Para a safra 2021/22, a atualização veio no consumo do estado, que reduziu 2,14% nesta estimativa, com
previsão de 10,77 milhões de toneladas, pautado pela queda da margem bruta de esmagamento no estado, o que desmotivou as indústrias. Além disso, com a comercialização da soja atrasada e atingindo as mínimas históricas, o estoque final exibiu aumento de 8,91% no comparativo com o relatório passado, ficando previsto em 1,07 milhão de toneladas.

soja

No que tange à safra 2022/23, a oferta de soja no estado foi ampliada em 0,83% ante a previsão passada, ficando projetada em 42,85 milhões de toneladas, devido maior produção aguardada. Em relação à demanda, espera-se que as exportações aumentem 2,99% comparadas às da safra 2021/22, enviando ao exterior 25,89 milhões de toneladas, pautadas pela expectativa de alta no consumo mundial.

Por fim, com a venda da safra atrasada, o estoque final apresentou alta de 47,42% ante o relatório passado, projetado em 0,76 milhão de toneladas.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mercado Financeiro

  • CME-GROUP Sobe: com o corte da produção da soja americana divulgado pelo USDA, a cotação da oleaginosa em Chicago aumentou 1,07% no comparativo semanal;
  • Dólar aumenta: devido ao aumento da inflação nos Estados Unidos, o dólar exibiu acréscimo de 1,34% na semana passada, fechando com média de R$ 5,28/US$;
  • Soja valoriza: apesar da pouca variação no prêmio portuário, a soja em Mato Grosso seguiu as altas do dólar e das cotações de Chicago, apresentando valorização semanal de 1,40%.

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® com informações do Imea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *