Mercado FinanceiroNotícias

Soja: excesso de chuvas limitam avanço da colheita em Mato Grosso

2da07-Soja-colheita

De acordo com o levantamento do Imea, a safra 21/22 de soja começou a ser colhida em Mato Grosso na última semana de dez/21, atingindo 4,16% da área até a última sexta-feira (14/01), volume 3,37 p.p. à frente do mesmo período de 2021

Com elevados volumes de chuvas nas últimas semanas, foram relatadas dificuldades na entrada das colheitadeiras no campo e, aliado a esse panorama, há relatos de atraso nas entregas de dessecantes em algumas regiões, o que está implicando diretamente no avanço dos trabalhos nas primeiras áreas em Mato Grosso.

Além disso, devido ao excesso de umidade, foram registrados problemas pontuais com doenças de final de ciclo para as variedades precoces, mas o reporte da grande maioria dos informantes é de lavouras com boas condições e estandes bem estabelecidos. Por fim, no que tange à produtividade das primeiras áreas, a estimativa média foi de 59 sc/ha, +1,86% em relação ao mesmo período da safra 20/21.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

No último mês, a comercialização da safra 20/21 exibiu o menor avanço dentre as três safras:

Desse modo, com a aproximação do fim da safra 20/21, a comercialização apontou avanço de apenas 0,45 p.p. no último mês, totalizando 98,38% da produção negociada. Com relação aos preços médios, houve crescimento de 5,06% nas cotações ante ao mês anterior, cotado na média a R$ 157,04/sc.

No que se refere à safra 21/22, o ciclo apontou avanço de 4,12 p.p., influenciado pela alta de 3,23% e 1,10% na CMEgroup e no dólar, respectivamente, bem como a valorização das cotações em função do risco de quebra na produção em alguns estados brasileiros, o que motivou um aumento no volume negociado nesta safra. Com isso, o preço médio exibiu crescimento de 6,37% no comparativo mensal, cotado a R$ 157,70/sc.

Para o ciclo 22/23, 8,80% da produção já foi negociada, um avanço mensal de 2,36 p.p., marcado pela melhora na relação de troca do grão com alguns produtos em comparação com os últimos meses do ano passado.

Mercado Financeiro

Soja em alta

O preço disponível da soja exibiu alta de 7,07% em Mato Grosso em relação à terceira semana de dezembro/21, sob influência da alta do câmbio no mesmo período.

Paridade Menor

Com o recuo do dólar futuro na última semana, o preço paridade para o contrato de mar/22 exibiu redução de 1,62%
na média semanal.

Soja no mercado interno

As cotações da soja no Brasil exibiram recuo de 0,48% ante a semana passada, refletindo a queda no mercado
internacional.

Por Agronews® com dados do Imea

AGRONEWS® é informação para quem produ

Artigos relacionados
GeralNotícias

Rally da Safra avaliará lavouras de milho 2ª safra no Sudeste do MT e Sudoeste de GO

Mercado FinanceiroNotícias

Algodão: na bolsa de NY, preço da pluma valorizou

Mercado FinanceiroNotícias

Milho: bolsa de Chicago teve leve recuo, confira!

Mercado FinanceiroNotícias

Boi: abate de bovinos em Mato Grosso diminuiu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.